TRE-GO declara inelegibilidade de Ronaldo Caiado e cassa mandato do prefeito eleito de Goiânia

Governador é acusado de abuso de poder político; prefeito Sandro Mabel perde registro eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu pela inelegibilidade do governador Ronaldo Caiado (União) por um período de 8 anos, sob acusação de abuso de poder político nas eleições de 2024.
Na mesma decisão, a juíza Maria Umbelina Zorzetti cassou o registro do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União), apoiado por Caiado durante o pleito.
De acordo com a sentença, o governador teria utilizado a sede do governo estadual para realizar dois eventos em apoio à candidatura de Mabel, configurando o uso da máquina pública para fins eleitorais.
A magistrada considerou que tais ações comprometeram a igualdade de condições na disputa.
A decisão ainda não é definitiva e cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso confirmada em instâncias superiores, a inelegibilidade poderá impactar a carreira política de Caiado e influenciar o cenário eleitoral em Goiás.
Enquanto isso, o prefeito eleito Sandro Mabel aguarda os desdobramentos do caso, que podem levar à realização de uma nova eleição para o comando da capital goiana.
A defesa de ambos os políticos afirmou que recorrerá da decisão, argumentando que os eventos não tiveram caráter eleitoral.
website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui