Trump perguntou a Zelensky se Ucrânia poderia atingir Moscou

Segundo o Financial Times, presidente dos EUA discutiu envio de mísseis de longo alcance com o líder ucraniano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre a possibilidade de atingir Moscou, caso Washington fornecesse armamentos de longo alcance. A informação foi publicada nesta terça-feira (15) pelo jornal Financial Times.

A conversa teria ocorrido por telefone no dia 4 de julho, de acordo com fontes ouvidas pelo jornal. A ligação aconteceu um dia depois de Trump também ter conversado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Ainda segundo a reportagem, o presidente americano discutiu com Zelensky a possibilidade de envio de mísseis ATACMS — sistema de foguetes táticos de longo alcance fabricado pelos Estados Unidos.

Leia também:

A Casa Branca não se manifestou até o momento sobre a reportagem, e a agência Reuters afirma ter feito contato oficial em busca de posicionamento.

Na ocasião da ligação com Putin, Trump afirmou publicamente estar frustrado com a conversa, por considerar que o líder russo não demonstrou disposição real para encerrar a guerra contra a Ucrânia.

O Financial Times não detalha a resposta de Zelensky ao questionamento sobre Moscou, mas destaca que a sugestão de Trump representaria um possível novo estágio de envolvimento dos EUA na guerra, caso venha a se concretizar com o fornecimento dos armamentos solicitados.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui