Vídeo: tsunami após terremoto na Rússia gera alertas em todo o Pacífico, evacuação no Japão e no Havaí

Geophysical Survey Of The Russian Academy Of Sciences / Reuters

Abalo de magnitude 8,8 foi o mais forte em décadas; ondas já atingiram regiões da Ásia e da América

Um terremoto de magnitude 8,8 registrado na noite de terça-feira (29), na costa leste da Rússia, provocou alertas de tsunami em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico. As primeiras ondas já atingiram partes da Rússia, Alasca e Japão, e há ordens de evacuação em andamento no Havaí e em várias cidades japonesas.

O epicentro do tremor foi próximo à península de Kamchatka. De acordo com o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências, trata-se do terremoto mais forte em décadas na região, com possibilidade de novos abalos secundários de até 7,5 de magnitude ao longo das próximas semanas.

No Japão, o alerta de tsunami levou à evacuação de cerca de 1,9 milhão de pessoas em 21 prefeituras, incluindo Hokkaido e Kanagawa. Sirenes soaram na madrugada e ondas de até 50 centímetros já atingiram partes da costa leste. O aeroporto de Sendai e serviços de balsa foram suspensos.

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump confirmou alertas para o Havaí, Alasca e toda a Costa Oeste, incluindo Oregon, São Francisco e Los Angeles. O Havaí iniciou evacuação de áreas de risco, e ondas já atingiram o Alasca.

Na Rússia, o distrito de Severo-Kurilsk declarou estado de emergência após ondas arrastarem contêineres e embarcações. Cerca de 300 pessoas foram removidas do porto local.

Outros países do Pacífico também estão em alerta. Filipinas e Indonésia ativaram protocolos de emergência. No Chile, há risco de tsunami em todo o litoral, e o Equador prevê ondas de até 1,4 metro nas Ilhas Galápagos. O México e países da América Central também monitoram a aproximação das ondas.

As autoridades seguem acompanhando a situação, que ainda pode se agravar ao longo do dia com a chegada de novas ondas em regiões vulneráveis.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui