A apuração das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro será realizada nesta quarta-feira (5), a partir das 16h.
No Carnaval de 2025, 12 agremiações desfilaram na Marquês de Sapucaí: Unidos de Padre Miguel, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz, Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro, atual campeã da festa.
Durante a apuração, as notas dos 36 jurados serão lidas, avaliando as escolas em nove quesitos: Alegoria, Bateria, Evolução, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Enredo, Harmonia, Samba-Enredo e Fantasia. Para cada categoria, a menor nota será descartada, e a soma final definirá a grande vencedora do Carnaval carioca.
A escola de samba que atingir a maior pontuação será coroada campeã e garantirá seu lugar no tradicional Desfile das Campeãs, que ocorrerá no próximo sábado (8). Além dela, outras cinco escolas com as melhores notas também voltarão à Sapucaí para a apresentação especial.
Já a agremiação que obtiver a menor pontuação será rebaixada para a Série Ouro em 2026, deixando o Grupo Especial na próxima edição do Carnaval.
Com grande expectativa do público e das torcidas organizadas, a apuração promete ser um dos momentos mais emocionantes do Carnaval, definindo qual escola brilhou mais na avenida neste ano.