Valor do salário mínimo para 2024 já está definido

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

O valor do salário mínimo para 2024 já está confirmado e irá vigorar a partir de 1º de janeiro do próximo ano, trazendo alterações consideráveis para aqueles ligados aos regimes trabalhistas e previdenciários. Esta definição segue a nova política de valorização, sendo esta a primeira vez que o salário mínimo é estipulado por esse método.

Esse reajuste será relevante para empregados sob o regime CLT, servidores públicos, tanto ativos quanto aposentados, e beneficiários de pensões, influenciando diretamente em sua renda. A Constituição Federal determina que o governo federal faça o ajuste anual do salário mínimo para acompanhar os aumentos do custo de vida e da inflação.

A nova política de valorização do salário mínimo entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024, com reajustes que serão aplicados da seguinte forma:

  • O novo valor passa a valer em 1º de janeiro de 2024;
  • Os trabalhadores receberão o pagamento atualizado a partir de fevereiro, referente ao mês trabalhado em janeiro.

É responsabilidade do empregador atualizar o pagamento de seus funcionários, tanto em depósitos bancários quanto nos registros na carteira de trabalho e no eSocial. Quaisquer dúvidas sobre os valores a serem pagos devem ser esclarecidas com o departamento de Recursos Humanos da empresa.

Conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o salário mínimo em 2024 será 7.7% maior, chegando a R$ 1.421,00. Esse aumento também terá impacto em outros benefícios trabalhistas e previdenciários, como PIS, PASEP, seguro-desemprego, aposentadorias e pensões do INSS, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A elevação do salário mínimo refletirá em mudanças nos valores desses programas, exigindo um aumento no orçamento destinado aos pagamentos ajustados.

BRASIL
Veja também:

Papel de transformação social da Defensoria Pública é tema de solenidade na CLDF Para comemorar o Dia da Defensoria Pública, uma sessão solene na Câmara Legislativa destacou, nesta segunda-feira (19),…

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu, nesta segunda-feira (19), o meia-atacante boliviano Miguelito, do América-MG, com cinco jogos de suspensão e uma multa de R$ 2 mil por…

A paulistana Beatriz Haddad Maia, número 23 do mundo, estreou em grande estilo nesta segunda-feira (19) no WTA 500 de Estrasburgo (França), último torneio antes de Rolando Garros (Paris), o…

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) tem reunião marcada para esta terça-feira (20), às 9h30, para conhecer o plano de trabalho de 2025 para a avaliação anual de…

Ao discursar em Plenário nesta segunda-feira (19), o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou os esforços do governo federal para resolver a questão dos descontos indevidos em benefícios do INSS. Ele atribuiu…

Em reunião na quarta-feira (21), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) pode analisar o projeto de lei que inclui as mulheres indígenas e as mulheres de povos e comunidades tradicionais…

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (19), elogiou os resultados da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Para ele, a aproximação…

Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (19), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou que a União Interparlamentar (UIP), organização internacional que reúne parlamentos de 181 países, emitiu uma decisão…

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) se reúne nesta quarta-feira (21) a partir das 9h. Na pauta do colegiado estão 12 itens. Um deles é o PL 5.078/2023, projeto de lei…

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) realiza nesta quarta-feira (21), às 10h, uma audiência pública para instruir projeto que trata da regulamentação de centros de processamento de dados (CPDs) ou…

OUTRAS
Veja também:


 

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui