O valor do salário mínimo para 2024 já está confirmado e irá vigorar a partir de 1º de janeiro do próximo ano, trazendo alterações consideráveis para aqueles ligados aos regimes trabalhistas e previdenciários. Esta definição segue a nova política de valorização, sendo esta a primeira vez que o salário mínimo é estipulado por esse método.
Esse reajuste será relevante para empregados sob o regime CLT, servidores públicos, tanto ativos quanto aposentados, e beneficiários de pensões, influenciando diretamente em sua renda. A Constituição Federal determina que o governo federal faça o ajuste anual do salário mínimo para acompanhar os aumentos do custo de vida e da inflação.
A nova política de valorização do salário mínimo entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024, com reajustes que serão aplicados da seguinte forma:
- O novo valor passa a valer em 1º de janeiro de 2024;
- Os trabalhadores receberão o pagamento atualizado a partir de fevereiro, referente ao mês trabalhado em janeiro.
É responsabilidade do empregador atualizar o pagamento de seus funcionários, tanto em depósitos bancários quanto nos registros na carteira de trabalho e no eSocial. Quaisquer dúvidas sobre os valores a serem pagos devem ser esclarecidas com o departamento de Recursos Humanos da empresa.
Conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o salário mínimo em 2024 será 7.7% maior, chegando a R$ 1.421,00. Esse aumento também terá impacto em outros benefícios trabalhistas e previdenciários, como PIS, PASEP, seguro-desemprego, aposentadorias e pensões do INSS, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A elevação do salário mínimo refletirá em mudanças nos valores desses programas, exigindo um aumento no orçamento destinado aos pagamentos ajustados.
BRASIL Celina Leão tenta, há semanas, consolidar um discurso “de direita”. O movimento é evidente: distanciamento calculado de Ibaneis Rocha para tentar passar à margem do escândalo da compra do… Executiva nacional do partido endossa nome do deputado federal para substituir Celina Leão na disputa pelo governo; mudança visa manter MDB em cargo majoritário e reduzir atritos com Planalto…. Manobras no Golfo de Omã e norte do Oceano Índico ocorrem após segunda rodada de conversas EUA-Irã em Genebra e aumento da presença militar americana na região. O Irã… TJDFT reconhece que expertise do réu pode beneficiar tratamentos medicinais para quem não tem condições de importar remédios à base de cannabis. A 2ª Turma Criminal do Tribunal de… Autarquia aponta comprometimento econômico-financeiro, problemas de liquidez e violação de normas; banco é de pequeno porte no SFN. O Banco Central decretou nesta quarta-feira (18/02/2026) a liquidação extrajudicial do… Ação judicial alega que banco usou papéis da Fictor, Reag e Master como lastro em fundo; títulos perderam valor com investigações e liquidações. Uma nova ação judicial ameaça o… A noite dessa terça-feira (17) foi marcada pelo primeiro dos 155 jogos previstos na Copa do Brasil deste ano. No Estádio Lourival Gomes, em Saquarema (RJ), a Desportiva venceu o Sampaio Corrêa-RJ… Governo estadual anuncia projeto como “obra histórica”, mas auditoria identifica oito irregularidades graves e avalia punição a gestores. O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou superfaturamento, restrição à… No choque de gerações do tênis nacional, melhor para a juventude. Na noite dessa terça-feira (17), o carioca João Fonseca, 19 anos, venceu o cearense Thiago Monteiro, 31, por 2… O número de ambulantes formalizados microempreendedores individuais (MEI), em 2025, cresceu 45% em relação a 2023. Mais de 56 mil profissionais que comercializam nas ruas se registraram como MEI no…
Veja também:
OUTRAS
Veja também:






