Vídeo: Professora demitida após ensino de linguagem neutra em colégio de SC

Polêmica surge com vídeo que expõe a docente orientando sobre pronomes neutros

Por Rogério Cirino

Uma educadora de Língua Portuguesa perdeu o emprego no Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, situado em Videira, Santa Catarina, devido à divulgação de um vídeo nas redes sociais. Nele, a professora abordava a linguagem neutra, causando controvérsias.

No material, a docente discorria sobre a necessidade de “pessoas não-binárias”, que não se identificam com categorias de gênero tradicionais, aceitarem os pronomes convencionados. Sem saber que estava sendo gravada, ela expressou:

“Se você fosse uma pessoa não-binária e se sentisse ofendida por ser chamada de ‘todos’, porque ‘todos’ não abrange teu ‘tipo’ de gênero, você teria que engolir, porque você é minoria”.

Veja o vídeo:

Veja também:

O projeto de lei que, entre outras medidas, autoriza a exploração econômica em terras indígenas (PL 6.050/2023) foi tema de debate promovido nesta terça-feira (15) pela Comissão de Direitos Humanos (CDH)….

Foi realizada nesta terça-feira (15) a audiência de conciliação sobre a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que reuniu representantes dos Três Poderes. A reunião, no entanto, terminou sem…

Na mesma noite em que Donald Trump aumentou a pressão internacional com novas tarifas contra o Brasil, Jair Bolsonaro (PL) reapareceu para dizer que toparia interceder com o aliado americano….

Durante pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (15), o senador Pedro Chaves (MDB-GO) defendeu o projeto de resolução (PRS 25/2025), de sua autoria, que permite a contratação de empréstimos por estados…

Audiência de conciliação terminou sem consenso entre governo, Congresso e partidos A audiência de conciliação convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras…

Deputado participou de reuniões em Washington sobre a atuação de autoridades brasileiras e os desdobramentos do 8 de janeiro O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se reuniu nesta terça-feira…

Durante a sessão plenária desta terça-feira (15), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicou a liberação de um empréstimo internacional de US$ 200 milhões destinado a Minas Gerais. O valor será…

Entre os 594 deputados federais e senadores em exercício, Leila figura na lista dos 50 parlamentares em ascensão A atuação da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) no Senado Federal colocou…

Secretário-geral da aliança militar diz que países correm risco de punição secundária caso ignorem apelos por acordo de paz O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou nesta terça-feira (15) que…

O relatório preliminar ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para elaborar o Orçamento federal de 2026, foi aprovado nesta terça-feira (15) pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Com…

 

A divulgação do vídeo gerou uma reação imediata da direção da escola, que optou por demitir a profissional. Em um comunicado aos pais dos alunos, enviado na sexta-feira (22), a diretora esclareceu que a professora ministrava aulas em três séries do ensino fundamental.

O site oficial do colégio destaca, em sua proposta pedagógica, a formação dos alunos para uma postura “crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais”. Além disso, enfatiza o cultivo de um convívio social democrático pautado em “respeito, cooperação e solidariedade”.

O portal iG buscou contato com a direção da escola, mas, até o momento, não obteve resposta à solicitação. O espaço permanece disponível para possíveis manifestações.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui