Pego de surpresa com a presença do ucraniano na reunião do G7, o petista teve de engolir ser colocado no seu devido lugar no plano internacional: o da irrelevância.
Por Tiago Lucero
Desde que saiu da cadeia em novembro de 2019 Lula tem deixado bem claro sua predileção pelos regimes totalitários da China e da Rússia. Naquele tempo, suas palavras soaram como bravatas de alguém ‘emocionado’ falando ‘demais’ ao deixar o cativeiro. Hoje sabemos que não, Lula tem um plano, e nesse plano está o alinhamento do Brasil no plano externo ao eixo Pequin-Moscou.
Assim que assumiu o poder o petista reafirmou sua americanofobia pondo a culpa do conflito no leste europeu em americanos e ucranianos (a imprensa parece esquecer este fato, mas ele está aí nos anais para quem quiser procurar). Pouco depois teve de fazer uma hipérbole no seu discurso dizendo que o conflito ocorre pela vontade de ‘ambos os lados’, isso para não causar ainda mais indignação internacional (sobretudo aos europeus que ele pertente enrolar em um acordo com o Mercosul).
Sem contar com a presença de Zelensky no encontro do G7 Lula se viu forçado a ter de encontra-lo e encarar a verdade dos fatos tendo de escutá-la olhando nos olhos de quem sofre os horrores da agressão de um déspota ao qual Lula no fundo idolatra e inveja. Porém o ucraniano simplesmente não apareceu.
Para tentar disfarçar o ‘bolo’ a assessoria de imprensa (tanto a oficial do Planalto quanto a comprada que perambula pelas redações militontas do jornalismo brasileiro) tentaram vender a ideia que havia uma incompatibilidade de horários entre a agenda do ‘grande líder Lula’ e Zelenksy: só que o mesmo prontamente o desmentiu.
O ucraniano afirmou que infelizmente o presidente brasileiro deve ter ficado ‘desapontado’ por ele não ter comparecido, ou seja, se houve incompatibilidade foi na agenda de Zelensky, que tinha gente mais importante para receber.
Mentira escancarada agora o brilho da peroba se desfez de vez e os europeus sabem muito bem com o mentiroso que estão lidando.
E para nós no Brasil (pelo menos aos que se põe a pensar e não se deixam tanger pelas claques) o recado ficou bem claro: em nível internacional, pelo menos, Lula é simplesmente irrelevante.
Veja também:
Já a um tempo venho pregando que o molusco 🦑 quer implantar o regime totalitário aqui no Brasil, e junto com o deus do supremo (Alexandre de Morais) e seus discípulos, vem conseguindo arquitetar seu plano diabólico. Deus, pátria, família e liberdade 🗽