4 lições de Martin Luther King para você ser um líder melhor

Com os desafios enfrentados nos tempos atuais, é preciso encontrar referências de liderança ainda mais fortes

Por Sônia Thompson

Transcender o tempo. Essa é uma das principais características dos grandes líderes. É com base nesse exemplo que a colunista da Inc. Sonia Thompson traz Martin Luther King, uma das vozes mais importantes na história das lutas sociais.

Abaixo, confira 4 princípios de Luther King para você se inspirar:

Abrace o “nós”
Para Thompson, a pandemia ensinou à sociedade como o mundo está conectado. E justamente por isso, é importante pensar mais de uma maneira coletiva do que individual. Em uma carta histórica de Luther King, ele mostra a importância desse pensamento. “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar. Qualquer ação que afeta um diretamente afeta todos indiretamente”, disse. Por isso, a colunista defende que líderes se concentrem em garantir que todos prosperem juntos, em vez de individualmente.

Aceite a tensão
Sentir-se sob tensão não é bom, mas tira as pessoas da zona de conforto. Para King, a tensão servia como motor para lutar pelo certo. E as pessoas devem fazer o mesmo. De acordo com Thompson, o silêncio é a pior resposta contra uma situação desconfortável. O caminho é encarar o problema de frente e lutar para resolvê-lo.

Aprenda a desaprender
Um líder não deve ter todas as respostas. Mas deve saber o caminho para encontrá-las. Exatamente por isso, Thompson defende que as pessoas se preparem para aceitar o que não sabem e correr atrás das suas respostas. Para isso, é necessário, assim como King, ouvir e ter empatia pelas pessoas.

Seja extremo
Por mais que muitas pessoas entendam o extremismo como algo ruim, King acreditava que líderes deveriam ter coragem de ser extremos. Para ele, pessoas extremas fogem do status quo e aceleram mudanças. Thompson entende que a ideia pode ser transformada em propósito, de forma que as pessoas descumbram o que elas acreditam como certo e corram atrás disso.

BSB TIMES [PEGN]

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui