Razões se acumulam para Trump se indispor contra o governo brasileiro

Posições de Lula e do Brics contra o dólar, tarifas, sanções e bombardeio ao Irã, afinidade com Bolsonaro e punições do STF contra big techs alimentam hostilidade.

FONTE: CNN BRASIL

Uma conjunção de fatores ideológicos, econômicos e geopolíticos está colocando o Brasil numa posição que o próprio governo brasileiro havia dito que gostaria de evitar, mas parece não ter conseguido: a de alvo da hostilidade de Donald Trump.

O presidente americano fez dois movimentos nessa direção hoje, criticando o “Brasil pela forma como trata Jair Bolsonaro” e os países do Brics, reunidos no Rio de Janeiro sob a presidência brasileira.

Trump ameaçou impor um adicional de 10% de tarifa de importações sobre produtos de quaisquer países que “se alinhem às políticas antiamericanas do Brics”. Ele não detalhou que políticas seriam essas, mas os discursos e o comunicado final estiveram repletos de condenações ao presidente americano, desde a guerra tarifária lançada por ele até as sanções unilaterais aplicadas pelos EUA, passando pelo bombardeio ao Irã, membro do bloco.

Em outro post em sua rede Truth Social, Trump saiu em defesa de Bolsonaro, réu de um processo em que é acusado de liderar uma tentativa de golpe, afirmando que o ex-presidente brasileiro “não é culpado de nada, a não ser lutar pelo povo brasileiro”.

No post, Trump deixa claro que vê semelhança entre o seu caso e o Bolsonaro. A maioria democrata na Câmara no governo de Joe Biden abriu processo de impeachment contra Trump por ter tentado reverter sua derrota eleitoral de 2020. “Eu sei muito sobre isso. Aconteceu comigo, vezes 10”, escreveu o presidente americano.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui