Comissão aprova Título de Cidadã Honorária de Brasília para Fernanda Torres


A Comissão de Assuntos Sociais aprovou, na manhã desta quarta-feira (20), o projeto de decreto legislativo 265/2025, uma iniciativa do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD) que concede o Título de Cidadã Honorária de Brasília para a atriz e escritora Fernanda Torres.

Filha dos renomados atores Fernanda Montenegro e Fernando Torres, a atriz iniciou a trajetória artística aos 13 anos. Estreou no cinema em 1983, com o filme Inocência, baseado no livro de mesmo nome do escritor Visconde de Taunay. Em 1986, aos 20 anos, se tornou a primeira brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes pela atuação em Eu Sei que Vou Te Amar, obra dirigida por Arnaldo Jabor.

Na televisão, Fernanda Torres é amplamente reconhecida pelas perosnagens Vani, do seriado Os Normais (2001), e Fátima, em Tapas & Beijos (2011-2015). Além de atriz, Fernanda é escritora. Lançou seu primeiro romance, Fim, em 2013, que foi aclamado pela crítica e adaptado para uma série em 2023. 

Em 2025, venceu Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama, pela atuação como a advogada Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui (2024), dirigido por Walter Salles. Na ocasião, tornou-se a primeira mulher latino-americana, lusófona e brasileira a vencer o prêmio.
 

Rogério Morro da Cruz (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

Segundo Morro da Cruz, a honraria é uma forma de reconhecer a contribuição da atriz para a cinematografia nacional. “Com uma trajetória brilhante e diversificada, Fernanda Torres continua sendo uma artista inovadora e uma figura central na cultura brasileira, transitando com maestria entre diferentes formas de arte e inspirando gerações de criadores e intérpretes”, enfatiza o parlamentar.

Personalidades de destaque

Os membros da Comissão de Assuntos Sociais aprovaram, na reunião desta quarta-feira, outras quatro iniciativas que prestigiam personalidades de destaque no DF:

PDL 190/2024, de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos): concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao defensor público-geral do Distrito Federal, Celestino Chupel.

• PDL 231/2024, de autoria do deputado Martins Machado: concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao advogado Leonardo Henrique Mundim Moraes Oliveira.

• PDL 306/2025, de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz: concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao engenheiro civil Luiz Felipe Cardoso de Carvalho.

• PDL 233/2024, de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz: concede o Título de Cidadão Benemérito de Brasília ao advogado Cristiano Mangueira de Sousa.



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui