Presidente tem compromissos na Indonésia e Malásia e pode se encontrar com Donald Trump durante a Cúpula da Asean
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na manhã desta terça-feira (21.out.2025) para uma viagem oficial à Ásia, com escalas na Indonésia e Malásia. Antes da partida, há expectativa de que ele anuncie o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) — o nome mais cotado é o do advogado-geral da União, Jorge Messias.
A primeira parada será em Jacarta, capital indonésia, onde Lula se reunirá na quinta-feira (23) com o presidente Prabowo Subianto para assinar atos e memorandos de cooperação bilateral. O encontro também prevê diálogo sobre comércio, transição energética e meio ambiente.
Em seguida, o presidente participará da 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), em Kuala Lumpur, na Malásia, onde deve receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do país e discursar sobre as relações entre o Brasil e o Sudeste Asiático.
Segundo o Itamaraty, Lula pretende reforçar a presença do Brasil na região e ampliar acordos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. O embaixador Everton Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia, afirmou que a visita “é uma afirmação da voz ativa do Brasil em uma das regiões mais centrais do continente asiático”.
À margem da cúpula, Lula também deve se reunir com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para tratar da participação do Brasil na futura Cúpula de Inteligência Artificial, prevista para fevereiro de 2026, em Nova Délhi.
Nos bastidores diplomáticos, há ainda a expectativa de um possível encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o que poderia marcar um raro momento de diálogo direto entre os dois líderes desde o início das tensões envolvendo a Venezuela e a Colômbia.
#Lula #Ásia #STF #JorgeMessias #Indonésia #Malásia #Asean #PolíticaExterna






