Fenômeno poderá ser observado logo após o pôr do sol e terá transmissão ao vivo
A Lua e Saturno irão formar um alinhamento especial na noite desta sexta-feira (29). O fenômeno poderá ser visto a olho nu, mesmo em áreas com forte poluição luminosa, segundo o Urânia Planetário.
O alinhamento começa logo após o pôr do sol. Cerca de uma hora depois do surgimento da Lua, será possível observar Saturno como um ponto amarelo brilhante no céu. Apesar da boa visibilidade, os anéis do planeta não poderão ser vistos, já que estarão posicionados de lado em relação à Terra.
A transmissão ao vivo do evento será feita pelo canal oficial do Urânia Planetário no YouTube, com comentários do astrônomo e professor Marcos Calil, que explicará o movimento dos astros durante o fenômeno.
O planetário informa que os anéis de Saturno voltarão a ser visíveis a partir de 2026, pouco antes do amanhecer, quando seu ângulo de inclinação em relação à Terra será mais favorável.
Observadores poderão acompanhar o alinhamento em qualquer região do país, desde que o céu esteja limpo. Não será necessário equipamento especial para a visualização.
#Saturno #Lua #Astronomia #FenômenoCeleste #CéuNoturno #UrâniaPlanetário #MarcosCalil #Espaço #ObservaçãoAstronômica #YouTube






