Presidente dos EUA diz que se ditador venezuelano jogar duro, será a última vez, e sugere que seria inteligente renunciar ao poder.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (22), ao comentar a escalada de tensões entre Washington e Caracas. Questionado por jornalistas sobre por que Maduro deveria levar suas ameaças a sério, Trump destacou a presença militar americana na região.
Trump afirmou: “Ele pode fazer o que quiser. Temos uma armada enorme formada, a maior que já tivemos, e de longe a maior que já tivemos na América do Sul. Ele pode fazer o que quiser, o que bem entender”. Em seguida, acrescentou: “Se Maduro jogar duro, será a última vez que ele poderá jogar duro”.
Ao ser perguntado se tenta forçar Maduro a deixar o poder, o presidente respondeu: “Bem, acho que provavelmente sim. Não posso afirmar com certeza”. Completou: “Isso depende dele, o que ele quer fazer. Acho que seria inteligente da parte dele fazer isso”.
As declarações ocorreram durante anúncio da nova classe de navios de guerra “Classe Trump”, destinada a substituir frota antiga. Trump disse que as embarcações revitalizarão a indústria naval americana e inspirarão medo nos inimigos.
Os novos navios serão equipados com canhões e mísseis de última geração, armas hipersônicas, canhões eletromagnéticos, mísseis de cruzeiro e lasers sofisticados. Serão os maiores já construídos, segundo o presidente republicano.
Os Estados Unidos enviaram aeronaves, veículos, milhares de soldados e grupo de ataque de porta-aviões ao Caribe, sob combate ao narcotráfico. Operações incluem ataques a barcos no Caribe e Pacífico suspeitos de transportar drogas.
Questionamentos surgiram sobre legalidade das ações. Os EUA pressionam Maduro, acusado de relação com narcotráfico e Cartel de Los Soles.
Fontes da CNN indicam que o governo Trump elabora planos para o dia seguinte à deposição de Maduro, sem decisão sobre ataque direto. Trump conversou por telefone com Maduro em novembro, dando ultimato para deixar poder e país, não cumprido.
Em outra ação, os EUA apreenderam petroleiro perto da Venezuela, chamado de “roubo descarado” e “pirataria internacional” pelo regime. Trump anunciou bloqueio total a petroleiros sancionados venezuelanos.
#Trump #Maduro #Venezuela #EUA #ClasseTrump #AmeacaTrump #NaviosDeGuerra #Caribe #Narcotrafico #RelacoesEUA #df #distritofederal #brasilia #metrópoles #bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa






