Uso de medicamentos para emagrecimento soma mais de 140 casos suspeitos no Brasil, segundo dados oficiais
O Brasil registra seis mortes suspeitas e 145 casos suspeitos de pancreatite associados ao uso de chamadas “canetas emagrecedoras” entre 2020 e 2025. As informações constam em notificações feitas à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e estão disponíveis no sistema VigiMed, base oficial de monitoramento de eventos adversos.
Segundo a Anvisa, os dados não permitem afirmar relação causal direta entre os medicamentos e os óbitos. Ainda assim, ao considerar números de pesquisas clínicas, o total de ocorrências analisadas pode chegar a 225 registros no período. Os casos são notificados em São Paulo, Paraná, Bahia e no Distrito Federal.
As ocorrências envolvem medicamentos agonistas do GLP-1, hormônio que atua no controle da glicose e na sensação de saciedade. Entre os princípios ativos citados estão semaglutida, tirzepatida, dulaglutida, liraglutida e lixisenatida, amplamente usados no tratamento de diabetes e para perda de peso.
No painel da Anvisa, as notificações aparecem associadas a remédios como Ozempic, Mounjaro, Wegovy, Trulicity, Saxenda, Victoza, Rybelsus e Xultophy. A agência destaca que a possibilidade de pancreatite já consta nas bulas desses medicamentos comercializados no Brasil.
Em abril de 2025, a Anvisa passa a exigir retenção de receita médica para a venda das canetas emagrecedoras, como medida de controle sanitário. O órgão reforça que eventos adversos devem ser comunicados para acompanhamento e avaliação contínua de segurança.
Procurada, a farmacêutica Eli Lilly informa que a bula do Mounjaro alerta para a pancreatite aguda como reação adversa incomum e orienta que o tratamento seja interrompido diante de suspeita, com comunicação imediata ao médico. A empresa afirma que monitora ativamente os relatos de segurança de seus medicamentos.
📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Acompanhe também os Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/
🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#Anvisa #Pancreatite #CanetasEmagrecedoras #Saúde #Medicamentos #GLP1 #Brasil #VigilânciaSanitária #Notícias #Atualidades





