Arquivos de Epstein citam reunião com André Esteves do BTG Pactual

 

Banqueiro nega encontro com enviado de Epstein e afirma que “nem sabia da existência” do interlocutor.

A nova leva de arquivos do bilionário e pedófilo americano Jeffrey Epstein (1953–2019) inclui duas menções ao CEO do BTG Pactual, André Esteves. Os documentos, divulgados em 30 de janeiro de 2026 pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, sugerem um encontro entre Esteves e Ian Osborne, empresário britânico e enviado de Epstein.

Em mensagem enviada a Epstein em 19 de abril de 2012, Osborne escreveu em inglês: “Acabei de pousar em SP. Pegando o helicóptero para encontrar André Esteves. Vou te ligar quando terminar”. Esteves negou o encontro. “Querida, nunca vi, nunca encontrei e nunca sequer falei ao telefone com essa turma. E, aliás, nem sabia da existência”, declarou à coluna.

Os arquivos não trazem outras informações sobre o suposto encontro. Uma segunda menção ao banqueiro aparece em e-mail de 25 de novembro de 2015, enviado por Daniel Sabba a Epstein. A mensagem reproduz reportagem sobre a prisão de Esteves na Operação Lava Jato — época em que ele foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentar obstruir investigações. A acusação nunca foi comprovada.

Dono do BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, Esteves é um dos homens mais influentes e ricos do Brasil. Ele mantém relações no Congresso, no Supremo e no governo Lula. Como revelado pela coluna, Esteves se reuniu com o ministro Dias Toffoli no resort Tayayá, na divisa de São Paulo com o Paraná. Sua atuação abrange controle do banco, investimentos em infraestrutura, energia, telecomunicações, private equity e mercado imobiliário (como hotéis de luxo). A revista Forbes informou, em 2025, que seu patrimônio líquido é de R$ 51 bilhões.

Os arquivos também citam encontros entre Ian Osborne e o empresário Eike Batista. As mensagens sugerem interesse de Epstein em negócios com Batista, à época um dos homens mais ricos do mundo. As negociações aparentemente não avançaram. Não há menção a encontros entre Epstein e Eike. Batista negou ter se encontrado com emissários de Epstein, segundo relato à coluna. As mensagens indicam que o interesse de Epstein por Batista diminuiu após a perda de valor de mercado das empresas do brasileiro.

Epstein foi encontrado morto na prisão em agosto de 2019. Ele havia sido preso por exploração sexual de menores. Seus equipamentos eletrônicos continham informações que mencionam supostas relações com autoridades em vários países. Na eleição, Donald Trump prometeu divulgar o conteúdo dos arquivos apreendidos. O Congresso aprovou lei determinando a publicidade dos documentos. Os dados têm provocado constrangimentos e reações de várias pessoas públicas. O ex-presidente da Microsoft, Bill Gates, disse que se arrepende de ter mantido amizade com Epstein.

Quer ficar por dentro do que está acontecendo? Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas: https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj Acompanhe também os Portais Associados no Instagram: https://www.instagram.com/bsb.times/ https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/ https://www.instagram.com/eixocapitaldf/ https://www.instagram.com/bsbem.dia/

#ArquivosEpstein #AndreEsteves #BTGPactual #JeffreyEpstein #IanOsborne #EikeBatista #DiasToffoli #PoliticaBrasil #Financas #LavaJato #df #distritofederal #brasilia #metrópoles #bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui