Conselho de Desenvolvimento faz formação de quase 1.000 empreendedores sociais nas 33 regiões administrativas do DF
Por Helio Rosa
Em período de pandemia, o CDDF não parou de implementar, através de metodologias online, os pilares de capacitação, empreendedorismo e turismo, através dos eixos de valorização do indivíduo, o despertar do turismo criativo e a ampliação das parcerias compartilhadas da sociedade com o governo.
No 05 Passos para o Desenvolvimento FASES 01 e 02, moradores e artesãos foram capacitados em temas importantes para o empreendedorismo social, tais como a economia criativa, o turismo, o terceiro setor, a elaboração de projetos e a construção do plano de desenvolvimento local, plataformas que serviram para dar base aos 05 Passos: 01) Identificação dos atores sociais, 02) levantamento das vocações das cidades, 03) criação do Pólo, 04) formação e 05) orientação do Plano, respectivamente.
O 05 Passos para o Desenvolvimento é um catalizador para a agenda de desenvolvimento do CDDF, baseados na Agenda 21 (1992-2015) e a Agenda 2030 (2015-2030), acordos mundiais que estabeleceram os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O CDDF teve três projetos executados em parceria com o Instituto LUMIART em 2.020/2021, o Super Empreendedores, fomento com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, através da emenda parlamentar do distrital Leandro Grass; o Mega Pacote do Covid-19, fomento com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da emenda da distrital Júlia Lucy; e as duas fases do 05 Passos para o Desenvolvimento, fomento com a Secretaria de Turismo, através da emenda do distrital Cláudio Abrantes, todos com o apoio do CDN e do IBGS.
Outros projetos e fases estão em processo de fomento, o Reduzir Desperdícios, através do distrital Cláudio Abrantes; o Jovem Empreendedor Fintech, o Bate-Papo do Terceiro Setor e o Super Empreendedores Fase 02, através da distrital Júlia Lucy. Além de outros 05 fomentos em articulação para a autorização das emendas genéricas com outros deputados distritais.
O Conselho de Desenvolvimento agora é Nacional e os projetos a serem implementados serão autosustentáveis que fortalecerão a economia colaborativa, a economia criativa e a economia da comunicação, através do banco digital “CD BANK”, o centro de capacitação “EaD CD” e a agência de comunicação “CD Com”, todos para a geração de trabalho e renda e o fortalecimento do empreendedorismo.