Leitura crítica das principais notícias do dia sobre política, com resultados de apurações em Brasília e pesquisas do time de Análise Política
A terça-feira repercute a participação do presidente Jair Bolsonaro na sabatina do Jornal Nacional – o saldo no noticiário é majoritariamente positivo, por meio de avaliações atribuídas a integrantes da campanha governista de que ele “não perdeu o equilíbrio” (https://bit.ly/3ceTqVq), “sobreviveu” (http://glo.bo/3KdCAmm) e “aliviou” aliados (https://bit.ly/3woU0Hc), ou análises de que ele arrancou um “empate razoável” (https://bit.ly/3wqGrXQ), ainda que tenha tido destaque sua exigência de que as eleições sejam “limpas” para reconhecer o resultado (http://glo.bo/3ClFNyx). Sem grande espaço, jornais registram também panelaços em capitais como Brasília, Rio e São Paulo (http://glo.bo/3wnulPa).
Publicamos textos ontem com avaliações de que ele saiu ileso e ganhou tempo para tentar reverter o quadro das pesquisas (app https://bit.ly/3PIZaEA e desktop https://bit.ly/3wk6KPe) e que o fato de não ter escorregado dá argumentos ao eleitor de fora do núcleo duro para manter seu voto no presidente (app https://bit.ly/3CrdqPs e desktop https://bit.ly/3pAWGO2).
No pouco que houve de interação sobre economia, destaque para a valorização da reforma da previdência e para a ausência das principais promessas da campanha, de manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 e de correção da tabela do imposto de renda (https://bit.ly/3PNQmxb). Aqui um comparador da fala no JN com outros eventos de campanha (app https://bit.ly/3TcDBPG e desktop https://bit.ly/3Taz40s).
As sabatinas seguem com Ciro Gomes (PDT) hoje, Lula (PT) na quinta e Simone Tebet (MDB) na sexta. Nas agendas do dia, Bolsonaro participa de cerimônia da abertura do Congresso do Aço, às 9h45. Lula vai às 18h a encontro com setor da construção civil. Outra agenda importante do dia é o encontro entre Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira (http://glo.bo/3Tl8Nwu).
XP Política