A NASA anunciou nesta segunda-feira (3) os astronautas selecionados para a próxima missão que marcará a volta do homem à lua. A equipe será composta por Christina Koch, Jeremy Hansen, Victor Glover e Reid Wiseman.
Por Rogério Cirino
Christina Koch, de 44 anos, é uma veterana de seis caminhadas espaciais e detém o recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, com um total de 328 dias no espaço. Além disso, ela é uma engenheira elétrica que ajudou a desenvolver instrumentos científicos para várias missões da NASA e já passou um ano no Polo Sul, o que pode ter a preparado para a intensidade de uma missão lunar.
Jeremy Hansen, de 47 anos, foi selecionado para ser astronauta há quase 14 anos e se tornou recentemente o primeiro canadense a ser encarregado do treinamento de uma nova classe de astronautas da NASA. Apesar de esperar por sua primeira missão de voo, Jeremy é um piloto de caça experiente.
Veja também:
Victor Glover, de 46 anos, é um aviador naval que já realizou quatro caminhadas espaciais e retornou à Terra de seu primeiro voo espacial em 2021, depois de pilotar o segundo voo tripulado da espaçonave Crew Dragon da SpaceX e passar quase seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional. Glover obteve um mestrado em engenharia enquanto trabalhava como piloto de testes.
Reid Wiseman, por sua vez, serviu como Engenheiro de Voo a bordo da Estação Espacial Internacional para a Expedição 41 de maio a novembro de 2014. Durante a missão de 165 dias, Reid e seus companheiros de tripulação completaram mais de 300 experimentos científicos em áreas como fisiologia humana, medicina, ciências físicas e astrofísica.
A missão, chamada Artemis II, está programada para ser lançada em 2024 e será a primeira missão tripulada do programa a orbitar a lua, levando os humanos a uma profundidade maior no sistema solar do que foi alcançado em cinco décadas. A missão abrirá caminho para a tripulação do Artemis III caminhar na lua em 2025, tudo a bordo do foguete mais poderoso do mundo e a um preço que chegará a US$ 100 bilhões.
A missão Artemis II se baseará na Artemis I, uma missão de teste não tripulada que enviou a cápsula Orion da NASA em uma viagem de 1,4 milhão de milhas para dar uma volta na lua, concluída em dezembro. Se tudo correr conforme o planejado, o Artemis II decolará por volta de novembro de 2024 e a jornada durará cerca de 10 dias, enviando a tripulação para além da lua, potencialmente mais longe do que qualquer ser humano já viajou na história.
Espera-se que Artemis II abra caminho para a missão Artemis III no final desta década, que colocará a primeira mulher e pessoa não branca na superfície lunar. Também marcará a primeira vez que os humanos pousaram na lua desde que o programa Apollo terminou em 1972. A NASA tem como meta uma data de lançamento de 2025 para Artemis III,