Os 65 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) serão comemorados em sessão especial do Senado agendada para segunda-feira (7), as 10h
Por Ray Cunha
A Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo do Distrito Federal (Abrajet/DF) será criada, segunda-feira 7, em sessão solene no plenário do Senado Federal, às 10 horas, durante homenagem aos 66 anos da Abrajet Nacional. O requerimento é do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Também, na ocasião, será lançado o livro ABRAJET – Uma Herança do Jornalismo, do jornalista Helcio Estrella.
Na semana, diretoria da Abrajet/DF se reuniu na Associação Comercial do DF, sob a direção do presidente, o jornalista e advogado Wílon Wander Lopes, editor do Jornal Satélite e membro da Academia de Letras de Taguatinga (ALT), da Associação Nacional de Escritores (ANE) e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Esteve presente o diretor Administrativo da Abrajet Nacional e diretor da Abrajet/TO, Luiz de Souza Pires.
Na ocasião, o presidente da ACDF, Fernando Brites, brindou os jornalistas com uma palestra sobre turismo, e pôs à disposição da Abrajet/DF as instalações da Associação Comercial do DF, uma das instituições que ajudou a escrever a história de Brasília.
A Abrajet foi fundada em 29 de janeiro de 1957, no Rio de Janeiro, por um grupo de jornalistas e escritores desejosos de desenvolver a indústria turística no Brasil. Foram eles: Domingos C. Brandão, Belfort de Oliveira, Fernando Hupsel de Oliveira, Luiz D. P. Bravo, Aulete de Almeida, Hilda Peres de Medeiros, José Mário Alves da Silva e Oberon Bastos de Oliveira.
Hoje, a Abrajet está presente em 17 estados, sendo 15 com secionais e dois com comitê, congregando 350 profissionais, que atuam em jornais, revistas, TVs, rádios ou em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas do setor de turismo. Seu atual presidente, no biênio 2022-2024, é o jornalista Evandro Novak, de Santa Catarina.