A ideia é inspirada no ENEM
Por Rogério Cirino
O governo federal está considerando uma nova abordagem para a seleção de candidatos ao serviço público. Trata-se do Concurso Nacional Unificado, um modelo em que uma prova única será aplicada para preencher as aproximadamente 8 mil vagas disponíveis. A proposta busca simplificar e otimizar o processo seletivo.
A adesão dos ministérios a essa iniciativa será voluntária, e o edital com todos os detalhes está programado para ser divulgado até dezembro, enquanto a realização da prova está marcada para 25 de fevereiro de 2024. As vagas, somando um total de 7.826, foram agrupadas em oito blocos temáticos, visando facilitar a organização do processo.
Veja também:
Nesta sexta-feira (23), a Polícia Civil do DF (PCDF) devolveu 430 aparelhos celulares aos proprietários legítimos, o equivalente a R$ 1,1 milhão. Essa ação é resultado da terceira Operação Rastreamento…
Atividade integra o Maio Amarelo 2025 e acontecerá no sábado (24), das 9h às 13h, no estacionamento da Cobasi de Águas Claras Zélia Ferreira (Brasília – 23/5/2025) –…
Clubes podem barrar entrada de pessoas com comida e bebida A nova lei, de autoria do deputado Iolando (MDB), altera norma de 2017 A partir desta sexta-feira (23/05), cada clube…
O Governo de Goiás divulgou, nesta quinta-feira (22/05), a programação artística da 26ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025), que será realizada de 10 a…
A Agência Goiana de Habitação (Agehab), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e o Ministério das Cidades (Mcid) entregam 540 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida neste sábado (24/05),…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) retomará na próxima quarta-feira (28) a análise do projeto de decreto legislativo que suspende três normas do Executivo relacionadas à demarcação de terras indígenas…
Alterações acontecerão no Park Way, Gama, Parque da Cidade, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios Zélia Ferreira (Brasília – 23/5/2025) – No domingo (25), estão previstos vários…
Em pronunciamento nesta sexta-feira (23), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) comemorou a aprovação, no Senado, do PL 2.159/2021, projeto que cria a Lei Geral de Licenciamento Ambiental. Devido às mudanças feitas no…
Na quarta-feira (21), policiais da 29ªDP deflagraram a operação Corte Duplo. A ação teve o objetivo de apurar a comercialização ilícita de droga na QN 8F, Riacho Fundo II. Um…
Nesta sexta-feira (23), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 6ª DP, prendeu, no Paranoá, um homem acusado de tentativa de feminicídio. O agressor, de 30 anos,…
A intenção é conduzir o exame de forma simultânea em cerca de 180 cidades em todo o país. A prova será estruturada em duas partes no mesmo dia: uma seção de questões objetivas comum a todos os candidatos e outra com questões específicas e dissertativas, organizadas por blocos temáticos.
Os resultados preliminares da primeira fase devem ser tornados públicos até o final de abril de 2024. Já os cursos de formação estão previstos para ocorrer entre junho e julho do mesmo ano. A coordenação-geral da prova será composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Advocacia-Geral da União (AGU). Além disso, comissões setoriais de cada órgão participarão do processo.
Veja também: