Esquerdista Gustavo Petro, presidente da Colômbia ameaça Israel

Israel Responde com Suspensão de Exportações e Acusações de Hostilidade e Antissemitismo

No domingo (15), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, expressou críticas a Israel, que está em confronto com o grupo radical islâmico Hamas na Faixa de Gaza. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Petro afirmou: “Se tivermos que suspender as relações externas com Israel, nós suspenderemos. Não apoiamos genocídios. Não se insulta o presidente da Colômbia.”

A declaração foi uma resposta ao pedido da chancelaria de Israel para uma “conversa de repreensão” com a embaixadora colombiana no país, devido às recentes declarações de Petro, que comparou o governo israelense aos nazistas.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou as declarações como “hostis e antissemitas”. O porta-voz Lior Haiat afirmou que as palavras do presidente colombiano indicam apoio às ações do Hamas, levando Israel a decidir interromper as exportações de segurança para a Colômbia.

Veja também

A Globo está levando Mania de Você para um caminho difícil. Ao mesmo tempo que busca elevar os índices de audiência da novela, a emissora quer evitar tema polêmicos que…

  O Cine Brasília será palco de um aulão para o vestibular da Universidade de Brasília (UnB) e a prova do Programa da Avaliação Seriada (PAS) 3 no dia 14…

Aos 105 anos, o repentista Arnaldo Júlio Barbosa recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai conceder o título de Cidadão Honorário de…

Bruno Gagliasso chamou a atenção no Twitter ao compartilhar um desabafo de uma mulher.  Bruno Gagliasso repostou vídeo com tom de indireta (Imagem: Reprodução / Instagram) O ator, que apenas…

Nesta quinta-feira (7), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª DP, com o apoio operacional das Polícias Civis de Minas Gerais (PCMG), São Paulo (PCSP) e…

Source link

Operação Cartada Final: PCDF deflagra operação e desarticula Gangue do Rolex A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou, nesta…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do trabalho investigativo da equipe da 15ª DP, recuperou, na manhã de hoje (7), um videogame, da marca PlayStation 5, que…

Expectativa é que mais de 2.000 crianças sejam envolvidas nas atividades do projeto (Foto: Iron Braz) O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realiza até a próxima sexta-feira…

Vai lá, fala isso agora     Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por TABI 🐉 (@tabi.lift)   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada…


 

Petro, por sua vez, caracterizou como “discurso de ódio” a ordem do Ministro da Defesa israelense para cercar e impor um bloqueio total a Gaza. Ele comparou a situação em Gaza à destruição do gueto de Varsóvia pelos nazistas, destacando que o governo colombiano apoia as resoluções da ONU para dois Estados livres, um israelense e outro palestino, e pede o fim da ocupação militar israelense no Estado palestino.

A Confederação das Comunidades Judaicas da Colômbia condenou as declarações do presidente, alegando que suas palavras parecem justificar as ações do Hamas. As tensões diplomáticas entre Colômbia e Israel se intensificaram, resultando na suspensão das exportações de segurança por parte de Israel.

Veja também

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui