Israel Responde com Suspensão de Exportações e Acusações de Hostilidade e Antissemitismo
No domingo (15), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, expressou críticas a Israel, que está em confronto com o grupo radical islâmico Hamas na Faixa de Gaza. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Petro afirmou: “Se tivermos que suspender as relações externas com Israel, nós suspenderemos. Não apoiamos genocídios. Não se insulta o presidente da Colômbia.”
A declaração foi uma resposta ao pedido da chancelaria de Israel para uma “conversa de repreensão” com a embaixadora colombiana no país, devido às recentes declarações de Petro, que comparou o governo israelense aos nazistas.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou as declarações como “hostis e antissemitas”. O porta-voz Lior Haiat afirmou que as palavras do presidente colombiano indicam apoio às ações do Hamas, levando Israel a decidir interromper as exportações de segurança para a Colômbia.
Veja também A Globo está levando Mania de Você para um caminho difícil. Ao mesmo tempo que busca elevar os índices de audiência da novela, a emissora quer evitar tema polêmicos que… O Cine Brasília será palco de um aulão para o vestibular da Universidade de Brasília (UnB) e a prova do Programa da Avaliação Seriada (PAS) 3 no dia 14… Aos 105 anos, o repentista Arnaldo Júlio Barbosa recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai conceder o título de Cidadão Honorário de… Bruno Gagliasso chamou a atenção no Twitter ao compartilhar um desabafo de uma mulher. Bruno Gagliasso repostou vídeo com tom de indireta (Imagem: Reprodução / Instagram) O ator, que apenas… Nesta quinta-feira (7), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª DP, com o apoio operacional das Polícias Civis de Minas Gerais (PCMG), São Paulo (PCSP) e… Source link Operação Cartada Final: PCDF deflagra operação e desarticula Gangue do Rolex A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou, nesta… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do trabalho investigativo da equipe da 15ª DP, recuperou, na manhã de hoje (7), um videogame, da marca PlayStation 5, que… Expectativa é que mais de 2.000 crianças sejam envolvidas nas atividades do projeto (Foto: Iron Braz) O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realiza até a próxima sexta-feira… Vai lá, fala isso agora Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por TABI 🐉 (@tabi.lift) Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada…
Petro, por sua vez, caracterizou como “discurso de ódio” a ordem do Ministro da Defesa israelense para cercar e impor um bloqueio total a Gaza. Ele comparou a situação em Gaza à destruição do gueto de Varsóvia pelos nazistas, destacando que o governo colombiano apoia as resoluções da ONU para dois Estados livres, um israelense e outro palestino, e pede o fim da ocupação militar israelense no Estado palestino.
A Confederação das Comunidades Judaicas da Colômbia condenou as declarações do presidente, alegando que suas palavras parecem justificar as ações do Hamas. As tensões diplomáticas entre Colômbia e Israel se intensificaram, resultando na suspensão das exportações de segurança por parte de Israel.
Veja também