Em discurso duro Arthur Lira cobra respeito do governo ao Legislativo

Arthur Lira enfatiza a independência da Câmara, enquanto Lula é criticado por ausência

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, fez declarações enfáticas nesta segunda-feira, rejeitando qualquer paralisação dos trabalhos legislativos devido a questões eleitorais ou disputas pela sua sucessão. Em discurso duro, Lira cobrou respeito aos “acordos firmados” e destacou que o Orçamento da União não é exclusivo do Executivo, pertencendo a toda a nação.

Lira criticou a “burocracia técnica” e ressaltou que deputados e senadores, por conhecerem as necessidades dos municípios, devem participar ativamente na distribuição de recursos. O presidente da Câmara exigiu o cumprimento dos acordos feitos em 2023, destacando a importância de respeitar as decisões e compromissos assumidos com o Parlamento para garantir avanços como a desoneração e o Perse, essenciais para setores impactados pela pandemia. O discurso de Lira reforça o compromisso da Câmara em legislar e aprovar matérias de interesse do Brasil, sem se tornar um ponto de tensão ou desequilíbrio.

Brasil:

Presidente que concretizou a construção de Brasília, Juscelino Kubitschek também foi um dos propulsores do aumento da indústria automobilística no país. Por essa razão, era natural que a capital federal,…

“O Departamento de Urbanismo e Arquitetura da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, constituído de profissionais de reconhecida competência, está sob a chefia do engenheiro Oscar Niemeyer, um dos…

Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado (18) pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília). Os rubro-negros buscam manter a…

Com mais de 50 anos de tradição, a Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, reuniu milhares de fiéis, nesta sexta-feira (18), para a encenação da Paixão de Cristo….

O brasileiro Hugo Calderano se tornou nesta sexta-feira (18) o primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo de tênis de mesa…

No dia 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, data fundamental para reconhecer a diversidade e a resistência dos povos originários na formação do Brasil. A exposição…

Os moradores de São Sebastião apaixonados por música e que sonham em um dia ser cantores ou cantoras profissionais podem ter uma boa oportunidade. Estão abertas, até 10 de maio,…

A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) apresentou o projeto de Lei nº 1.698/2025 para criminalizar a indução, instigação ou auxílio à participação de crianças e adolescentes em desafios que representem…

Famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao ar livre da cidade. Centenas de pessoas escolheram a Sexta-feira Santa (18) para visitar o…

Que tal aproveitar a programação do aniversário de Brasília e ainda ajudar a cuidar de quem mais precisa? A campanha Solidariedade Salva estará presente na comemoração com a arrecadação de…

 

“O Ladrão não veio hoje”

Enquanto isso, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou suas redes sociais para comentar a ausência do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados na cerimônia que marca o início do Ano Legislativo. Para representá-lo, o presidente enviou o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). O parlamentar se referiu ao chefe do Executivo como “ladrão”.

Rui Costa levou a mensagem presidencial com as propostas priorizadas pelo governo para este ano. O texto tecia elogios aos parlamentares, em uma clara tentativa de desinflamar a relação. Apesar da ausência de Lula, o ministro destacou a importância da colaboração entre Executivo e Legislativo, ressaltando a força da democracia na criação de programas e políticas públicas.

Ops!:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui