Informação foi confirmada nesta sexta-feira
O serviço penitenciário russo anunciou nesta sexta-feira (16) a morte de Alexei Navalny, uma figura proeminente da oposição russa e crítico declarado do Kremlin. Navalny ganhou notoriedade internacional quando foi envenenado em 2020 e se tornou uma pedra no sapato do presidente Vladimir Putin ao expor corrupção no governo russo e liderar protestos antigovernamentais.
Após retornar à Rússia em 2021, Navalny foi rapidamente preso por acusações que ele alegou serem politicamente motivadas. Desde então, esteve detido, causando protestos e alegações de repressão por parte de seus apoiadores.
MUNDO A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II/DF), deflagrou a Operação Curupira, que resultou na apreensão de um adolescente, por ato infracional… Inscrições ao programa Goianas S.A. seguem abertas até 04 de fevereiro. Iniciativa estimula empreendedorismo feminino nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (Fotos: Secti-GO) As Escolas do Futuro de Goiás… Apresentação foi filmada, repercutiu nas redes sociais e levou imagens ao Ministério Público da Bahia A cantora Ivete Sangalo foi denunciada ao Ministério Público da Bahia (MPBA) após uma criança… Cantor diz que separação foi tranquila, critica rumores e afirma que relação segue respeitosa Diogo Nogueira se manifestou publicamente pela primeira vez sobre o término do relacionamento com a atriz… Um homem de 35 anos foi preso preventivamente na terça-feira (27), pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), suspeito de estuprar três menores de 14 anos. O suspeito atuava como professor… Daiane Alves Souza estava desaparecida desde dezembro; síndico e filho foram presos O corpo da corretora de imóveis Daiane Alves Souza, de 43 anos, foi encontrado na madrugada desta quarta-feira… Bloco europeu anuncia novas sanções e sinaliza endurecimento após repressão a protestos A União Europeia deve incluir a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) em sua… Requerimentos citam Resort Tayayá e ligam jogos ilegais a lavagem de dinheiro Senadores da oposição articulam a convocação de dois irmãos do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),… Marco Rubio diz que governo Trump está disposto a agir se não houver cooperação O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que a presidente interina da Venezuela,… Investigação apura possível sociedade oculta e suspeita de repasses mensais; defesa nega irregularidades A Polícia Federal identificou indícios de que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho…
Sua morte ocorre pouco antes das eleições presidenciais russas marcadas para 17 de março, onde Putin busca seu quinto mandato. Navalny, condenado a 19 anos de prisão em agosto passado por várias acusações, já cumpria pena em uma instalação de segurança máxima.
Após quatro meses sem contato com seus advogados, Navalny foi dado como desaparecido em dezembro, sendo posteriormente localizado em uma colônia penal a mais de mil quilômetros de distância de Moscou. As condições na colônia eram descritas como duras, com um regime especial na zona de permafrost.
A morte de Navalny levanta preocupações sobre o cenário político russo e a continuidade do governo Putin, que pode se estender até pelo menos 2030, caso ele seja reeleito nas próximas eleições.
VARIEDADES






