Senado convoca audiência pública para debater abusos do Judiciário, Elon Musk é convidado

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou uma audiência pública para discutir alegados abusos do Judiciário, com o empresário Elon Musk, entre outros, convidados para participar.

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou nesta terça-feira (9) um requerimento para realizar uma audiência pública visando discutir alegados abusos de poder por parte do Judiciário. O empresário Elon Musk, conhecido por seus recentes embates com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, está entre os convidados para a audiência.

Musk, que tem feito críticas públicas ao ministro Moraes, foi incluído por este último em um inquérito que investiga milícias digitais. As polêmicas entre Musk e o STF giram em torno de supostas exigências do magistrado para o X (ex-Twitter), empresa adquirida por Musk em 2022, que o empresário alega violarem a legislação brasileira.

Continua após os links

A audiência pública também abordará acusações de suposto monitoramento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet e pedidos ilegais, por parte do STF, ao X. Além de Musk, representantes do YouTube, Instagram, Facebook e outros serão convidados a participar do debate, solicitado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e sugerido pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

A data para a realização da audiência ainda não foi definida. O debate ocorre em meio a uma crescente tensão entre o empresário e autoridades brasileiras, com possíveis desdobramentos que incluem a proibição do X no país.

Entenda o caso: Recentemente, o jornalista norte-americano Michael Shellenberger divulgou o “Twitter Files Brazil”, uma série de e-mails que, segundo ele, mostram pedidos do TSE, do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e de membros do Congresso Nacional para que o Twitter revelasse dados de usuários que criticavam membros do Judiciário e questionavam a lisura do processo eleitoral. Essa divulgação intensificou o debate sobre a liberdade de expressão e a independência do Judiciário no Brasil.

Em um dia de alívio no mercado financeiro, o dólar caiu para abaixo de R$ 5,50 nesta quinta-feira (4). A bolsa de valores subiu pela quarta vez seguida e superou…

As agências do trabalhador estão com 682 oportunidades abertas nesta sexta-feira (5). O maior salário é de R$ 4 mil para duas vagas de mecânico de manutenção de motores diesel,…

Beatriz Haddad foi a única representante do Brasil a avançar nesta quinta-feira (4) no Torneio de Wimbledon, em Londres. Número 20 do mundo, Bia se classificou à terceira rodada de…

A alta no dólar e a recuperação da cotação do petróleo e do minério de ferro fizeram o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) revisar para cima a…

Na tarde do dia 3 de julho de 2024, por volta das 15h30, uma operação de rotina da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resultou na apreensão de um veículo…

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participará, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), da 32ª edição programa GDF Mais Perto do Cidadão, na Cidade Estrutural, levando vários serviços…

O Brasil chegou a flertar com a eliminação nesta quinta-feira (4), em Riga (Letônia). A seleção masculina de basquete esteve 24 pontos atrás do placar contra Camarões. A reação depois…

Puxado pela queda no preço da soja e do milho e pelo aumento na importação de veículos elétricos, o superávit da balança comercial caiu em junho. No mês passado, o…

A Rodoviária do P Sul, em Ceilândia, por onde passam cerca de 35 mil pessoas diariamente, recebeu nessa quarta-feira (3) uma série de serviços essenciais promovidos pela Secretaria de Saúde…

Após três meses de alta, o percentual de brasileiros endividados em junho de 2024 permaneceu em 78,8%, o mesmo registrado no mês anterior. Os dados são da Pesquisa de Endividamento…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui