FONTE: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa do júri técnico do 3º Mundial de Queijo do Brasil, realizado na sexta (12), em São Paulo. O evento reúne produtores, especialistas e consumidores de queijos e destaca a qualidade dos produtos lácteos brasileiros.
O evento bienal ocorre até domingo (14) no Teatro B32, na Faria Lima, em São Paulo. A assessora técnica e responsável pelo Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, Fernanda Regina, é jurada do concurso e destaca a importância do evento.
“Participar deste evento é colocar o pequeno produtor rural em evidência e representado em um evento de grande representatividade no mundo dos queijos, reconhecido nacional e internacionalmente. O Brasil tem um enorme potencial na produção de alimentos com agregação de valor por seu processo de produção artesanal e pela qualidade dos produtos lácteos”, disse Fernanda.
Fernanda explica que o Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais foi criado pela CNA com o objetivo de promover produtos artesanais, valorizar o produtor rural e sua família, trabalhar a agregação de valor, a cultura regional e o reconhecer os produtos artesanais brasileiros.
“Dentro do programa temos o Prêmio CNA Brasil Artesanal, que já realizou uma edições do concurso para premiar os melhores queijos artesanais e tradicionais de pequenos produtores rurais. Os participantes tiveram grande visibilidade, melhoraram a produtividade e aumentaram a lucratividade dos seus produtos. Temos muita satisfação em ver a expansão dos produtos artesanais e tradicionais”, disse a assessora técnica.
De acordo com Fernanda, o programa oferece soluções e alternativas ao pequeno e ao médio produtor rural que auxiliem na profissionalização e na capacidade de agregarem valor aos alimentos artesanais e tradicionais por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e consultorias.
Além do concurso de queijo, a CNA já realizou edições de produtos como charcutaria, azeite, cachaça e chocolate. Atualmente, o Prêmio está com inscrições abertas , até o dia 23 de abril, para um concurso que escolherá os melhores cafés especiais torrados do país.
O Terceiro Mundial do Queijo do Brasil apresenta uma programação abrangente, com três concursos nacionais e uma feira de produtos artesanais. Também oferece uma variedade de atividades técnicas, incluindo conferências, palestras e degustações, destinadas tanto a profissionais do setor quanto ao público em geral, proporcionando oportunidades de aprendizado e negócios.