A Coreia do Norte acusa o Conselho de Segurança da ONU de ‘duplo padrão’ em relação aos testes de mísseis

A Coreia do Norte declarou na segunda-feira que o Conselho de Segurança da ONU revelou um duplo padrão quando seu comitê de sanções criticou o recente teste de mísseis do país como uma violação das resoluções da ONU.

A Coreia do Norte lançou um novo tipo de míssil balístico tático de curto alcance na semana passada, levando Washington a solicitar um evento do comitê de sanções do Conselho de Segurança da ONU (CSNU).

Na reunião do comitê na sexta-feira, os Estados Unidos pediram a aplicação de sanções extras e o endurecimento da implementação das medidas existentes, batendo o teste como uma ofensa às resoluções da ONU, de acordo com Jo Chol Su, diretora-geral de organizações internacionais do Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte .

Jo afirmou que a reunião foi “planejada para negar o direito de nosso estado de autodefesa”, alertando que criaria uma “contramedida”.

“Constitui uma negação do estado soberano e um aparente duplo padrão que o UNSC discute, com base nas ‘resoluções’ da ONU – produtos diretos da política hostil dos EUA”, disse Jo em uma declaração divulgada pela principal agência de notícias KCNA.

“Não faz nenhum sentido que apenas nossa justa medida autodefensiva deva ser apontada para denúncia, quando muitos outros países em todo o mundo estão disparando todos os tipos de projéteis com o propósito de aumentar sua força militar.”.

A declaração seguiu, a Coreia do Norte afirmou no sábado que a administração do presidente dos EUA Joe Biden havia realmente dado um passo primário incorreto e revelou “hostilidade profunda” ao criticar seu teste de mísseis de autodefesa.

Fonte: Reuters

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui