Advogado de Trump sugere medidas contra Brasil se Lula vetar lei da dosimetria

Martin De Luca reage à intenção de veto do presidente ao projeto que revisa penas dos atos de 8 de janeiro de 2023.

O advogado Martin De Luca, que representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou no X sugestão de que medidas podem ser tomadas contra o Brasil caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete o projeto de lei da dosimetria penal. A proposta prevê revisão de penas impostas a condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e por acusações de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O projeto foi aprovado pelo Senado Federal na semana passada. No dia seguinte à aprovação, Lula declarou que vetará a proposta.

A lei da dosimetria pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus relacionados aos eventos de 8 de janeiro e à trama golpista pós-eleições de 2022.

De Luca escreveu no X: “Será que Lula vetará o projeto de lei para reduzir as penalidades pelo golpe da Disney? Já estamos com a pipoca pronta, subsecretário de Estado”.

A expressão “golpe da Disney” refere-se ironicamente aos eventos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram sedes dos Três Poderes em Brasília.

A postagem de De Luca ocorreu em 22 de dezembro de 2025, direcionada ao subsecretário de Estado dos EUA.

A declaração gerou repercussão nas redes sociais e na imprensa brasileira.

#Trump #Lula #MartinDeLuca #DosimetriaPenas #8DeJaneiro #GolpeDeEstado #JairBolsonaro #VetoLula #RelacoesBrasilEUA #LeiDosimetria #df #distritofederal #brasilia #metrópoles #bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui