Reabertura de produtos esportivos em alguns estados ocorre após o país mais avançado da pandemia. No entanto, o funcionamento está condicionado às regras rígidas de segurança e aos tipos de exercício físico.
Fonte: Deutsche Welle
Com o uso na Alemanha das medidas restritivas implementadas devido a pandemia de coronavírus, também foram atenuadas como restrições à prática esportiva. No entanto, há um imenso espectro de atividades esportivas: com ou sem contato físico, individual ou por equipe, ao ar livre ou em ambientes fechados. Para cada modalidade, há regras distintas. Mas onde se encaixam como academias?
Durante toda a crise do coronavírus – o mesmo quando vigoroso ou confinamento e distanciamento social absoluto em toda a Alemanha – o exercício físico era permitido e visto como uma atividade essencial e como as pessoas autorizadas e deixavam suas casas para se exercitar.
No entanto, centros esportivos, agremiações, piscinas e academias foram obrigados a fechar em meados de março, numa tentativa de retardar a propagação do Sars-Cov-2. Modalidades de equipe também foram proibidas.
Na mais recente etapa de redução das restrições do dia-a-dia, o governo federal alemão anunciou na semana passada que exercitará livremente em pequenos grupos e que não envolverá o contato físico seriamente permitido novamente.
Assim como é o caso nas áreas de educação, saúde e cultura, o esporte também é responsabilidade dos estados e não o governo federal. Embora em casos sérios como a pandemia de coronavírus há um alinhamento entre Berlim e os 16 estados alemães, mas, de fato, cada estado possui capacidade de adotar como suas regras de uso.
Por exemplo, na Baviera, “esportes individuais sem contato e com distanciamento”, como tênis, atletismo, golfe, vela ou equitação, são permitidos desde 11 de maio. O golfe, por exemplo, é permitido na Renânia Palatinado desde 20 de abril ou desde 7 de maio na Renânia do Norte-Vestfália.
Unânime em todos os estados: vestiários e áreas de confraternização seguidas. Em geral, as autoridades estão particularmente preocupadas com o esporte de alta intensidade e vestiários como locais de alta propagação de novos coronavírus.
E quanto a academias e outros centros esportivos?
O cronograma para a abertura de academias, centros de dança, academias de escalada e instalações semelhantes também está sendo decidido regionalmente. A Renânia do Norte-Vestfália permitiu que as academias reabrissem sob condições estritas a partir da segunda-feira, 11 de maio. O estado de Hessen deve liberar-se como academias a partir de 15 de maio.
Já no estado de Baden-Württemberg e na cidade de estado Hamburgo como academias devem abrir somente no final de maio, ainda sem dados fixos. Em outros estados alemães, como academias permanecer fechadas, por enquanto.
Ou seja, dos 16 estados alemães, apenas a Renânia do Norte-Vestfália permitiu reabertura das academias. No entanto, como instalações operadas sob regras rígidas, emitidas pelo governo estadual e utilizadas nas solicitações da Associação da Indústria Alemã de Fitness e Saúde (Difg).
Não pode haver mais de um cliente por sete metros quadrados de espaço na academia. Os usuários da academia devem lavar ou desinfetar como mãos após entrar na academia. Para permitir o rastreamento em eventual contágio, os dados de contato dos clientes, os horários de entrada e saída da academia são documentados. O uso de chuveiros, piscinas, saunas e solários segue proibido. Os vestiários podem ser usados apenas para guardar itens particulares dos clientes nos armários. Não é permitido praticar esportes com contato físico inevitável.
Estão proibidos também treinamentos de resistência de alta intensidade. Para aulas, o acesso à sala deve ser regulado por uma distância mínima de 2 metros entre cada pessoa. Os equipamentos devem ser usados ou definidos de forma que a distância entre duas peças seja de pelo menos 3 metros. Todos os equipamentos esportivos e outras superfícies de contato devem ser usados após cada uso. Além disso, os usuários devem ser informados de todas as regras de conduta.