Aliado de Trump diz que EUA não querem que Brasil vire “nova Cuba ou Venezuela”

Reprodução CNN

Brian Ballard defendeu uso de tarifas como ferramenta de pressão política e citou preocupação com rumos do governo Lula

O advogado e lobista Brian Ballard, aliado próximo do ex-presidente Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos não querem ver o Brasil se transformar em uma “nova Venezuela” ou “nova Cuba”. A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil, em meio às negociações entre os dois países para evitar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Segundo Ballard, que participou de campanhas eleitorais de Trump, as tarifas são utilizadas como “ferramenta eficaz” para influenciar políticas externas e gerar benefícios à economia norte-americana.

“Não queremos outra Venezuela, não queremos outra Cuba. Não queremos que esse tipo de coisa aconteça”, afirmou o advogado, ao comentar a aproximação do governo Lula com regimes como o da China e a proposta de substituição do dólar como moeda global.

Ballard também mencionou a carta enviada pelo governo dos EUA ao Brasil, que cita as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para ele, Trump enxerga semelhanças com sua própria situação política. “Trump é muito sensível e compreensivo com líderes políticos sendo processados por pessoas que chegam ao poder depois”, declarou.

O aliado do ex-presidente ainda afirmou que “Trump é um negociador duro, mas justo” e recomendou que o governo brasileiro trate diretamente com ele. Segundo Ballard, Trump está disposto a usar o peso da economia dos EUA para “ajustar os resultados” geopolíticos que considera prejudiciais.

A entrevista ocorre em meio à tensão comercial entre Brasil e EUA, agravada pelo papel do Brasil no Brics e pela postura ideológica do governo Lula em relação ao Ocidente.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui