A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) baixou norma ontem (23/07) exigindo que farmácias retenha via de receituário para o vermífugo ivermectina.
O remédio faz parte de diversos protocolos de tratamento precoce da Covid-19 e vem sendo amplamente usado pela população.Inclusive, a despeito de entidades médicas (nem todas), inúmeros médicos pelo país têm vindo a público indicar que as pessoas utilizem o medicamento diante de sintomas do coronavírus.
Com a medida agora apenas será possível comprar o remédio após indicação médica.A questão que fica é se a população terá acesso efetivo à orientação médica nos casos de covid.Somente no DF, de acordo com resultados de pesquisa do IBGE divulgada ontem (23/07), 241 mil pessoas podem ter desenvolvido sintomas de covid-19 somente no Distrito Federal no mês de junho, e desses apenas 29 mil foram atendidos em hospitais e postos de saúde.
Támbem é notório que muitos simplesmente for mandados para casa, sem testes, sem receituário de tratamento ou quaisquer outra orientação. Quando não continuaram trabalhando (e contaminado colegas e parceiros).
Com informações da Folha Conteúdo e Correio Brasiliense, Hélio Rosa para o BSB TIMES.