Apesar de leve recuperação, Lula segue com mais de 51% de desaprovação

Pesquisa Quaest mostra melhora na aprovação, mas governo ainda enfrenta maioria crítica da população

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir em agosto e alcançou 46%, segundo levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (20/8). No entanto, a desaprovação segue maior: 51% dos brasileiros ainda reprovam o governo. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.

De maio a agosto, Lula recuperou seis pontos percentuais, sendo três apenas entre julho e agosto. Mesmo assim, o índice positivo ainda não reverteu a sequência de quedas registrada desde dezembro, quando a aprovação era de 52% e caiu até 40% em maio, o pior resultado desde agosto de 2023.

A desaprovação também recuou, mas segue elevada. Em maio, era de 57%; caiu para 53% em julho e agora marca 51%, mantendo o petista com mais da metade da população contrária à sua gestão.

A recuperação de Lula foi observada em todas as regiões pesquisadas, com destaque para o Nordeste, onde a aprovação subiu de 53% para 60% em um mês. É a única área do país onde o presidente tem saldo positivo: 60% aprovam e 37% desaprovam.

Entre os grupos sociais, Lula tem melhor desempenho entre mulheres (48%), pessoas com 60 anos ou mais (55%), eleitores com ensino fundamental e famílias com renda de até dois salários mínimos. Já a faixa etária de 16 a 34 anos é a mais crítica, com apenas 43% de aprovação.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui