Portaria determina nível de segurança 2 em penitenciárias do Brasil
Brasília – O diretor do Sistema Penitenciário Federal substituto, Renato Vaz, determinou a implementação do ‘nível 2’ de segurança nas cinco penitenciárias federais do Brasil: Catanduvas (PR), Brasília (DF), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN), onde ocorreu a fuga de dois presos faccionados do Comando Vermelho na madrugada de quarta-feira (14).
A portaria, à qual a CNN teve acesso, estabelece a suspensão dos banhos de sol dos detentos, visitas sociais e de advogados, bem como todas as atividades de assistência educacional, laboral e religiosa, com exceção dos atendimentos emergenciais. A medida visa reforçar a segurança nos presídios federais.
BRASIL
O projeto de lei que, entre outras medidas, autoriza a exploração econômica em terras indígenas (PL 6.050/2023) foi tema de debate promovido nesta terça-feira (15) pela Comissão de Direitos Humanos (CDH)….
Foi realizada nesta terça-feira (15) a audiência de conciliação sobre a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que reuniu representantes dos Três Poderes. A reunião, no entanto, terminou sem…
Na mesma noite em que Donald Trump aumentou a pressão internacional com novas tarifas contra o Brasil, Jair Bolsonaro (PL) reapareceu para dizer que toparia interceder com o aliado americano….
Durante pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (15), o senador Pedro Chaves (MDB-GO) defendeu o projeto de resolução (PRS 25/2025), de sua autoria, que permite a contratação de empréstimos por estados…
Audiência de conciliação terminou sem consenso entre governo, Congresso e partidos A audiência de conciliação convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras…
Deputado participou de reuniões em Washington sobre a atuação de autoridades brasileiras e os desdobramentos do 8 de janeiro O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se reuniu nesta terça-feira…
Durante a sessão plenária desta terça-feira (15), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicou a liberação de um empréstimo internacional de US$ 200 milhões destinado a Minas Gerais. O valor será…
Entre os 594 deputados federais e senadores em exercício, Leila figura na lista dos 50 parlamentares em ascensão A atuação da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) no Senado Federal colocou…
Secretário-geral da aliança militar diz que países correm risco de punição secundária caso ignorem apelos por acordo de paz O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou nesta terça-feira (15) que…
O relatório preliminar ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para elaborar o Orçamento federal de 2026, foi aprovado nesta terça-feira (15) pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Com…
Além disso, a portaria, publicada no fim da tarde de quarta-feira (14) e já em vigor, restringe o acesso às dependências das vivências, isolamento e inclusão, com o objetivo de evitar a circulação de pessoas. Na prática, ocorre um pente-fino nos presídios de segurança máxima entre quinta-feira (15) e sexta-feira (16), conforme informações de integrantes do Sistema Penitenciário Federal (SPF).
A medida da Diretoria do SPF, vinculada à Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, foi tomada após a fuga inédita em um presídio de segurança máxima desde a criação do sistema, em 2006. Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, vulgo Querubim, Chapa, Cabeça de Martelo ou Martelo; e Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Tatu, Deisinho ou Deicinho.
VARIEDADES