Arthur Lira recorre ao STF e pede que Congresso decida casos como o de Daniel Silveira

O parlamentar foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e fica inelegível por 8 anos

R7

Após o STF (Supremo Tribunal Federal) condenar o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) por ataques ao Estado democrático, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), pediu à Corte que considere que o Congresso tenha a palavra final no caso de cassação de parlamentares em julgamentos na Justiça.

Com a condeção a oito anos e nove meses de prisão, Daniel Silveira vai perder o mandato e ter os direitos políticos suspensos. De acordo com o STF, ele cometeu os crimes de coação no curso do processo e de ameaça à abolição do Estado democrático de Direito. O parlamentar fez ataques ao Supremo e aos ministros, inclusive incitando ações contra a integridade física dos magistrados.

Veja também:

Veja como votou cada ministro no julgamento de Daniel Silveira

Com o fim do julgamento, o Supremo vai enviar a decisão à Câmara, para que a Mesa Diretora da casa formalize o que foi definido pelos ministros. No caso de Silveira, a tendência é que o plenário da Câmara não mude o entendimento tomado pelo STF. Isso porque, de acordo com a Constituição, quando um parlamentar tem os direitos políticos suspensos, a perda do mandato dele tem apenas que ser declarada pelo Congresso.

O exercício da enfermagem estética – área da enfermagem dedicada à realização de procedimentos estéticos que visam ao bem-estar, saúde, autoestima e qualidade de vida – seguirá obrigatoriamente, no Distrito…

O Corinthians vai decidir no próximo domingo (1º de fevereiro) o título da Copa das Campeãs, primeiro Mundial de clubes feminino organizado pela Fifa. Nesta quarta-feira (28), a equipe brasileira…

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI), deflagrou, nesta data (28/01), a Operação Carga Pesada, com o objetivo de desarticular um…

Semear Social entrega insumos, orientações técnicas sobre correção e manejo do solo, e contribui para aumento da produtividade e práticas sustentáveis no campo (Foto: Emater-GO) A Emater Goiás iniciou as…

O voto da direita parece ser o que resta à Celina, mas isso não sobrevive aos fatos, e à história Há um detalhe que a propaganda tenta esconder, mas que…

Uia…

Programa Reconhecer combaterá vulnerabilidade social entre população LGBTQIAPN+ Por meio de ações que visam à inclusão produtiva e à empregabilidade de pessoas LGBTQIAPN+, a Lei nº 7.828/2025, de autoria do…

Corregedoria afirma não ter competência para fiscalizar disciplinarmente ministros do STF A Corregedoria Nacional da Justiça, vinculada ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), decidiu arquivar o pedido de apuração de…

Aprovação do presidente cai para 34% e reprovação cresce 7 pontos desde 2024 O desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 57% dos eleitores…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais — DRCA, prendeu em flagrante, no fim da tarde dessa terça-feira (27),…

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui