As 6 mentiras que Lula contou no seu discurso

SAO BERNARDO DO CAMPO, BRAZIL - MARCH 10: Luiz Inacio Lula da Silva, Brazil's former president, speaks during a press conference after convictions against him were annulled at the Sindicato dos Metalurgicos do ABC on March 10, 2021 in Sao Bernardo do Campo, Brazil. Minister Edson Fachin, of the Federal Supreme Court, annulled on Monday the criminal convictions against former President Luiz Inacio Lula da Silva on the grounds that the city of Curitiba court did not have the authority to try him in court for corruption charges and he must be retried in federal courts in the capital, Brasilia. The decision means Lula regains his political rights and would be eligible to run for office in 2022. (Photo by Alexandre Schneider/Getty Images)

Em seu “retorno” Lula retoma velha prática de gerar hipérboles e torcer fatos

Por Hélio Rosa

A checagem das informações é da agência Aos Fatos, e apontou 6 pontos sem fundamento no discurso de Lula:

1 – É falso que Lula nunca falou em privatização: durante o governo Lula, houve concessões e leilões de empresas e patrimônio público. Segundo o histórico do PND (Programa Nacional de Desestatizações), programa instituído em 1990, entre 2003 e 2011, a União vendeu usinas hidrelétricas, bancos e aeroportos.

2 – É falso que a indústria automobilística vendia 4 milhões de carros em 2008 e agora vende 2 milhões: Na verdade, em 2008 foram vendidos 2,8 milhões de veículos entre carros comerciais leves, caminhões e ônibus, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

3 – É falso que o ministro Edson Fachin reconheceu que Lula nunca cometeu crimes: O ministro Fachin anulou as condenações de Lula no âmbito da Lava Jato por considerar que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o órgão competente.

4 – É falso que o Brasil começou a importar gasolina e diesel dos Estados Unidos recentemente: Apesar de haver aumento na importação desde 2017, a compra do combustível no exterior já era realizada durante o governo petista.

5 – É falso que o Planalto não tinha um avião presidencial até o governo Lula: O Boeing 707 (KC-137), apelidado de “Sucatão” foi usado como avião oficial de presidentes brasileiros entre 1986 e 2005. O que Lula fez foi comprar um novo avião, em 2004.

6 – É falso que que Lula foi o presidente que mais investiu no Exército: Segundo os dados do SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento), Lula não foi o presidente que fez mais investimentos no Exército, seja em valores gastos em um ano, seja em relação ao montante total dos mandatos. O ano com mais investimento foi 2012, com R$ 952 milhões, e o mandato foi entre 2011 e 2014, com R$ 3,2 bilhões, ambos referentes a ex-presidente petista Dilma Rouseff.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui