Atriz Camila Pitanga diz estar com malária e Internet vê farsa para justificar uso da hidroxicloroquina - foto - divulgação
As redes sociais “bombaram” no Brasil no final de ontem (11) com a notícia de que a atriz Camila Pitanga estaria com malária.
Sabendo que um dos principais fármacos no tratamento da doença é a hicroxicloroquina, cujo o uso é defendido abertamente pelo presidente Bolsonaro para o tratamento da Covid-19, começaram a circular posts e “mêmes” questionando se na verdade a atriz global não estaria com infectada com o coronavírus e estaria simplesmente usando a outra doença como desculpa para utilizar do remédio, que é amplamente combatido pela emissora a qual é contratada.
Redes sociais não perdoaram a Atriz ensinuando que na verdade usou a malária para justificar o uso de hidroxicloroquina
A atriz fez o anuncio de que ela e a filha estavam com a doença por suas redes sociais. Feminista, ainda chamou a atenção para ter sido atendida por uma equipe “100% de mulheres”.
“A suspeita era malária, doença muito rara, e não há melhor lugar para você ser tratado do que a rede SUS, local de referência e excelência para doenças endêmicas. No HC, fui prontamente atendida por uma mulherada. Sim, uma equipe 100% de mulheres fantásticas”, disse Pitanga.
Segundo ela a infecção teria ocorrido no litoral de São Paulo:
“Uma amiga minha suspeitou que esses picos de febre estavam associados ao fato de estar em isolamento social numa zona de Mata Atlântica no litoral de São Paulo. Podia ser malária. Fui indicada a conversar com dois infectologistas”, escreveu Camila.
Uma publicação compartilhada por Camila Pitanga (@caiapitanga) em
Curioso o fato, já que 99% das infecções por malária no Brasil ocorrem a mais de 4.000km dali, na Região Norte (segundo o portal da Fiocruz).
Malária ocorre ‘quase que inteiramente’ na Região Norte – imagem – Portal Fiocruz
Essa informação é ainda corroborada pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, que considera o risco de contágio para o estado de São Paulo como baixo. A principal publicação sobre dados de endemias no Brasil nem sequer registra dados do estado de São Paulo, tão irrisório são os casos.
Boletim epideiomlógico do Minsitério da Saúde mostra que o estado de São Paulo, onde a atriz alega ter sido infectada, praticamente não oferece risco de contágio – imagem – Ministério da Saúde
A Globo saiu em defesa de sua colaboradora e publicou em todos os seus meios de comunicação matérias defendendo a tese de que realmente se trata de malária. Mas nenhum resultado de exame foi apresentado até o momento.
Recurso Apresentado ao STF Busca Restringir Alcance da Decisão do Ministro
Por Rogério CirinoNesta segunda-feira (11), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) formalizou...
Ministra deferiu HC impetrado pelos advogados de Wilson Lima, que se comparecer poderá ficar em silêncio
Por Hélio Rosa
Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal...