Segunda etapa da Operação Compliance Zero cumpre 42 mandados, bloqueia R$ 5,7 bilhões e amplia cerco a familiares e empresários ligados ao banco
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a segunda fase da Operação Compliance Zero, aprofundando as investigações sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. Entre os alvos de busca e apreensão está novamente o banqueiro Daniel Vorcaro, já preso na primeira etapa da operação, em novembro de 2025.
As diligências desta fase atingem também familiares diretos do banqueiro, incluindo o pai, a irmã, o cunhado e um primo ligado ao grupo econômico. Um dos episódios que chamou atenção foi a detenção de Fabiano Campos Zettel, cunhado de Vorcaro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no momento em que se preparava para embarcar para Dubai. Ele foi liberado após os procedimentos iniciais.
Além de Vorcaro, a operação alcança outros nomes conhecidos do mercado financeiro. O empresário Nelson Tanure, investidor conhecido por atuar em empresas em dificuldades financeiras, e João Carlos Mansur, fundador da Reag Capital Holding, também estão entre os alvos das investigações.
A PF cumpre mandados de busca em empresas como Sefer Investimentos DTVM, Clínica Mais Médicos S.A., Acura Gestora de Recursos LTDA e WNT Gestora de Recursos LTDA. Segundo os investigadores, a nova ofensiva foi motivada pela análise de provas colhidas na fase inicial, que apontaram novos indícios de irregularidades.
Ao todo, são 42 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em São Paulo — incluindo a região da Avenida Faria Lima —, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. As ordens judiciais, expedidas pelo ministro do STF Dias Toffoli, também determinaram o bloqueio de bens que somam R$ 5,7 bilhões.
Em nota, a defesa de Daniel Vorcaro afirmou que o banqueiro tem colaborado com as autoridades, que cumprirá todas as determinações judiciais e que ainda não teve acesso integral aos autos. O caso avança em paralelo a movimentações institucionais no TCU, que busca acesso à documentação do Banco Central sobre o processo de liquidação do Banco Master, sem interferir na decisão do órgão regulador.
📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/
🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#BancoMaster #DanielVorcaro #PolíciaFederal #ComplianceZero #SistemaFinanceiro #Investigação #STF #TCU #Brasília #bsbtimes






