A despeito de uma tese muito difundida na mídia ao longo das últimas semanas, o presidente reafirmou o compromisso da China em fornecer os insumos ao país.
Por Hélio Rosa para o BSB Times*
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), postou em suas redes sociais nesta segunda-feira (25) informação recebida da embaixada chinesa de que 5,4 mil litros de insumos para a produção da Coronavac serão em breve enviadas ao Brasil.
Bolsonaro afirmou que, inclusive, o material já está reservado em uma área aeroportuária e “para pronto envio ao Brasil” e deverão chegar ao país nos próximos dias.
O presidente também afirmou que os insumos para a vacina da AstraZeneca, com a Universidade Oxford, estão sendo liberados de maneira acelerada.
O presidente fez questão de reafirmar de reafirmar que, a despeito do que a mídia reproduz, não existe ruídos na relação com a China, fazendo questão de postar foto ao lado do líder chinês, Xi Jiping. Bolsonaro agradeceu a “sensibilidade do governo chinês”, e também o empenho dos ministros Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, Eduardo Pazuello, da Saúde, e Tereza Cristina, da Agricultura, nas negociações.
– Embaixada da China nos informou, pela manhã, que a exportação dos 5400L de insumos para a vacina Coronavac, aprovada e já estão em vias de envio ao 🇧🇷, chegando nos próximos dias.
– Assim também os insumos da vacina Astra-Zeneca que estão com liberação sendo acelerada. (Segue)
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 25, 2021