Levantamento da Transparência Internacional revela queda do Brasil em relação a médias globais e regionais
O Brasil enfrentou uma queda significativa no Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional de 2023, perdendo dois pontos e deslizando 10 posições. O país, com 36 pontos, foi classificado em 104º entre 180 países avaliados, juntamente com a Argélia, a Sérvia e a Ucrânia.
O levantamento destacou que o Brasil ficou abaixo da média global (43 pontos), da média regional das Américas (43 pontos) e da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que registrou 66 pontos. Além disso, o desempenho do Brasil também ficou aquém da média de países classificados como “democracias falhas” (48 pontos).
A análise da Transparência Internacional apontou que o pilar de controle jurídico permanece em situação crítica, com destaque para a negligência na restauração da independência do sistema de Justiça. A nomeação do advogado pessoal do presidente, Cristiano Zanin, para a primeira vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), foi citada como uma ação contraproducente, atraindo críticas nacionais e internacionais.
A escolha do novo procurador-geral da República, ignorando a lista tríplice votada pela categoria, também foi mencionada como um rompimento com a tradição de transparência e impessoalidade na escolha do PGR. A organização expressou preocupação com a intensificação da polarização política e a deterioração institucional no Brasil nos últimos anos.
OPINIÃO O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei feminino. Neste sábado (13), Osasco/São Cristóvão Saúde e Dentil Praia Clube não resistiram à… O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, terminou para Minas Tênis Clube e Sesi Franca na última sexta-feira (13). O… O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste sábado (13), o Flamengo derrotou o Pyramids, do Egito, por 2 a 0, no Estádio… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esteve presente, neste sábado (13), na inauguração da primeira Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Setor Comercial Sul (SCS). O evento contou… onvocação dos jovens classificados será feita até 2 de março de 2026, conforme edital da Sefami-DF A Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF) publicou nesta sexta-feira (12), no Diário… Em busca da classificação para a decisão da Copa Intercontinental de clubes da Fifa, o Flamengo entra em campo contra o Pyramids (Egito) a partir das 14h (horário de Brasília) deste… Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,… Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,… Favorito no segundo turno, José Antonio Kast lidera pesquisas e reacende debate sobre o legado da ditadura militar em um país politicamente dividido O Chile se prepara para um segundo… Satélite registra espiral de nuvens; ventos de quase 100 km/h causaram mortes, apagões e transtornos em São Paulo e Santa Catarina Imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES-19, operado pela Nasa…
Apesar desses desafios, a Transparência Internacional reconheceu avanços no controle social da corrupção. Destacou a reversão, pela Controladoria-Geral da União (CGU), de sigilos abusivos determinados pelo governo Bolsonaro. A CGU também estabeleceu regras para prevenir novas violações da Lei de Acesso à Informação. A organização ressaltou a importância da participação social na prevenção e controle da corrupção.
O Brasil, diante do atual cenário de radicalização política e deterioração institucional, é instado a adotar medidas de transparência e integridade para fortalecer a confiança da sociedade nas instituições. A Transparência Internacional destaca que essas medidas são essenciais para reverter a tendência negativa e promover uma cultura democrática no país.
O Índice de Percepção da Corrupção de 2023 revelou a Dinamarca como o país mais bem classificado, com 90 pontos, enquanto a Somália obteve a pior pontuação, com apenas 11 pontos. A corrupção é considerada um fenômeno complexo, e a CGU enfatizou a necessidade de medidas abrangentes e de longo prazo para enfrentar esse desafio.
MUNDO O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei feminino. Neste sábado (13), Osasco/São Cristóvão Saúde e Dentil Praia Clube não resistiram à… O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, terminou para Minas Tênis Clube e Sesi Franca na última sexta-feira (13). O… O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste sábado (13), o Flamengo derrotou o Pyramids, do Egito, por 2 a 0, no Estádio… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esteve presente, neste sábado (13), na inauguração da primeira Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Setor Comercial Sul (SCS). O evento contou… onvocação dos jovens classificados será feita até 2 de março de 2026, conforme edital da Sefami-DF A Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF) publicou nesta sexta-feira (12), no Diário… Em busca da classificação para a decisão da Copa Intercontinental de clubes da Fifa, o Flamengo entra em campo contra o Pyramids (Egito) a partir das 14h (horário de Brasília) deste… Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,… Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,… Favorito no segundo turno, José Antonio Kast lidera pesquisas e reacende debate sobre o legado da ditadura militar em um país politicamente dividido O Chile se prepara para um segundo… Satélite registra espiral de nuvens; ventos de quase 100 km/h causaram mortes, apagões e transtornos em São Paulo e Santa Catarina Imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES-19, operado pela Nasa…






