Onda de calor fora do comum trará temperaturas entre 40°C e 45°C, podendo quebrar recordes
Nos próximos dias, grande parte do Brasil experimentará uma onda de calor excepcional, com temperaturas extremamente altas, possivelmente batendo recordes em alguns estados. A MetSul Meteorologia prevê que as temperaturas desta semana e da próxima irão superar significativamente as médias históricas de máximas de temperatura em todas as regiões do país, com um potencial alto de quebra de recordes para o mês de setembro e até recordes absolutos.
Uma massa de ar extremamente quente irá se espalhar pelo Brasil nos próximos dias. Já está fazendo muito calor no início desta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas na segunda metade da semana essa massa de ar se intensificará ainda mais, resultando em temperaturas excepcionalmente elevadas. Embora o calor intenso não seja incomum nessas áreas em setembro, esta situação representa um perigo elevado devido à severidade do calor esperado, exigindo atenção das autoridades.
Veja também:
Neste sábado (26), os moradores de São Sebastião terão a oportunidade de apresentar suas demandas e participar da construção de políticas públicas para a região O Debatendo as Cidades, evento…
As cidades do Rio de Janeiro e Niterói apresentaram, nesta sexta-feira (25), a logomarca da candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A imagem é inspirada…
Está em tramitação no Senado — mais especificamente, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) — uma proposta de emenda à Constituição que acaba com a possibilidade de reeleição para…
Moradora de Vianópolis é sorteada para ganhar uma casa a custo zero (Foto: Edgard Soares e Octacílio Queiroz) O Goiás Social realizou, nesta sexta-feira (25/04), o sorteio de 42 casas…
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, acompanhou na manhã desta sexta-feira (25) a cerimônia de despedida do papa Francisco. A solenidade reuniu autoridades de vários países…
Nesta sexta-feira (25), os alunos da Escola Parque da 308 Sul tiveram um momento dedicado ao conhecimento cívico por meio do lançamento de uma nova versão do livro Gabriel em…
O taekwondo paralímpico brasileiro concluiu sua participação no President’s Cup, em Taiwan, com quatro medalhas, todas conquistadas por mulheres. Uma delas foi o ouro obtido pela mineira Ana Carolina Moura,…
A CPI das Bets, que investiga irregularidades no setor de apostas on-line, ouvirá nesta terça-feira (29), a partir das 11h, a advogada Adélia de Jesus Soares e um representante da…
Com foco em oferecer vias mais seguras, niveladas e resistentes, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) renovou parte da frota de manutenção viária. O novo caminhão de…
A pontuação necessária para cassar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos caminhoneiros poderá ser aumentada, de acordo com projeto (PL 2.720/2022) a ser votado na terça-feira (29) na Comissão de…
O calor mais extremo deve atingir os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 40°C na maioria das cidades desses estados, podendo chegar a temperaturas máximas ainda mais extremas, especialmente na região do Pantanal e áreas próximas. Essa região do Centro-Oeste estará localizada no centro de uma grande cúpula de calor, que se estenderá do Paraguai aos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Algumas áreas dessas regiões podem alcançar temperaturas tão extremas quanto 43°C a 45°C dentro dessa cúpula de calor. Além disso, temperaturas próximas ou acima de 40°C também são esperadas em muitas cidades do Norte, Goiás, Sudeste do Brasil e alguns estados do Nordeste, como o Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações meteorológicas também podem registrar temperaturas acima de 40°C no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas superiores a 40°C. O pico de calor em intensidade deve ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima semana.
Veja também: