Brasil Enfrentará Onda de Calor Intenso com Risco à Vida

Onda de calor fora do comum trará temperaturas entre 40°C e 45°C, podendo quebrar recordes

Nos próximos dias, grande parte do Brasil experimentará uma onda de calor excepcional, com temperaturas extremamente altas, possivelmente batendo recordes em alguns estados. A MetSul Meteorologia prevê que as temperaturas desta semana e da próxima irão superar significativamente as médias históricas de máximas de temperatura em todas as regiões do país, com um potencial alto de quebra de recordes para o mês de setembro e até recordes absolutos.

Uma massa de ar extremamente quente irá se espalhar pelo Brasil nos próximos dias. Já está fazendo muito calor no início desta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas na segunda metade da semana essa massa de ar se intensificará ainda mais, resultando em temperaturas excepcionalmente elevadas. Embora o calor intenso não seja incomum nessas áreas em setembro, esta situação representa um perigo elevado devido à severidade do calor esperado, exigindo atenção das autoridades.

Veja também:

O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino começa nesta terça-feira (9) em São Paulo com dois times brasileiros entre os oito participantes: Praia Clube (MG) e Osasco (SP). O primeiro…

Os condutores de ambulância do Distrito Federal reivindicaram a criação de um plano de carreira próprio, a partir da sanção da Lei nº 15.250/2025, que regulamentou o exercício da atividade….

Voltar Giro Distrital destaca votações em plenário na CLDF Giro Distrital destaca votações em plenário na CLDF Publicado em 08/12/2025 14h30 Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF Agência CLDF Source link

Setor cultural pede mais recursos e participação popular no orçamento do DF Seminário da CEC debate cortes no orçamento, falta de manutenção e propõe orçamento participativo Em reunião pública promovida…

Além dos atendimentos para criadores de Gado Nelore, caravana também contemplará produtores de Gir Leiteiro e Guzerá (Foto: Emater-GO) A Emater Goiás e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu…

Paciente recebe prótese na Oficina Ortopédica do Crer. Unidade do Governo de Goiás é referência nacional em atendimento humanizado e produção personalizada (Foto: Klysman Prado) O Centro Estadual de Reabilitação…

A 8ª Delegacia de Polícia da PCDF deflagrou, nesta segunda-feira (08/12), a Operação The Devil, voltada à repressão de um grupo criminoso responsável pela distribuição de entorpecentes na região da…

Nesta segunda-feira (8/12), a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado…

Victor Emanuel da Silva Gomes, 13 anos, morador do bairro Capuava, em Goiânia, ganhou uma das bicicletas sorteadas (Foto: Hegon Correa e Adalberto Ruchelle) A manhã deste domingo (07/12) foi…

Quarta edição de 2025 reúne 100 casais em celebração gratuita que inclui preparação, cerimônia e apoio logístico Cem casais oficializaram a união neste domingo (7) durante a quarta edição de…


 

O calor mais extremo deve atingir os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 40°C na maioria das cidades desses estados, podendo chegar a temperaturas máximas ainda mais extremas, especialmente na região do Pantanal e áreas próximas. Essa região do Centro-Oeste estará localizada no centro de uma grande cúpula de calor, que se estenderá do Paraguai aos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Algumas áreas dessas regiões podem alcançar temperaturas tão extremas quanto 43°C a 45°C dentro dessa cúpula de calor. Além disso, temperaturas próximas ou acima de 40°C também são esperadas em muitas cidades do Norte, Goiás, Sudeste do Brasil e alguns estados do Nordeste, como o Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações meteorológicas também podem registrar temperaturas acima de 40°C no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas superiores a 40°C. O pico de calor em intensidade deve ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima semana.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui