Brasil Enfrentará Onda de Calor Intenso com Risco à Vida

Onda de calor fora do comum trará temperaturas entre 40°C e 45°C, podendo quebrar recordes

Nos próximos dias, grande parte do Brasil experimentará uma onda de calor excepcional, com temperaturas extremamente altas, possivelmente batendo recordes em alguns estados. A MetSul Meteorologia prevê que as temperaturas desta semana e da próxima irão superar significativamente as médias históricas de máximas de temperatura em todas as regiões do país, com um potencial alto de quebra de recordes para o mês de setembro e até recordes absolutos.

Uma massa de ar extremamente quente irá se espalhar pelo Brasil nos próximos dias. Já está fazendo muito calor no início desta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas na segunda metade da semana essa massa de ar se intensificará ainda mais, resultando em temperaturas excepcionalmente elevadas. Embora o calor intenso não seja incomum nessas áreas em setembro, esta situação representa um perigo elevado devido à severidade do calor esperado, exigindo atenção das autoridades.

Veja também:

Felipe Simas voltou atrás e não vai mais assinar contrato com a Record. De acordo com o Notícias da TV, o ator desistiu de fazer uma novela bíblica na emissora. …

O Brasil conheceu os seus adversários na Copa do Mundo de rugby XV feminino, que será disputada entre 22 de agosto e 27 de setembro de 2025 na Inglaterra. Sorteio…

O cantor Liam Payne morreu aos 31 anos nesta quarta-feira (16). O artista faleceu ao cair do terceiro andar de um hotel no bairro de Palermo, em Buenos Aires, na…

O Fluminense mostrou mais eficiência para derrotar o Flamengo por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (17) no estádio do Maracanã, e ganhou força na luta para fugir do…

A programação da Globo em 2025 está animada. No ano em que a emissora completa 60 anos, novidades estão vindo por aí. Ana Maria Braga irá apresentar o Next Level…

A Record assegurou cinco patrocinadores para a transmissão do Brasileirão 2025. O emissora paulista emplacou marcas de cerveja, casa de apostas e de fast food. Record compra o Brasileirão 2025…

Em comemoração ao centenário dos cientistas César Lattes e Johanna Döbereiner, o Planetário de Brasília apresenta a exposição “Cientistas do Brasil” até o início de novembro. Aberta ao público de…

O Centro Educacional (CED) 01 do Riacho Fundo II iniciou, nesta quinta-feira (17), o 1º Seminário de Educação Antirracista da escola. O evento tem por objetivo promover ações e práticas…

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início ao projeto-piloto de inserção de informações do trânsito em aplicativos de navegação GPS. O objetivo é auxiliar os motoristas em…

Segurança Pública defende câmeras corporais, contratação segue suspensa pelo Tribunal de Contas do DF Em comissão geral, o deputado Fábio Felix propôs reunião com a relatora do processo no TCDF,…


 

O calor mais extremo deve atingir os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 40°C na maioria das cidades desses estados, podendo chegar a temperaturas máximas ainda mais extremas, especialmente na região do Pantanal e áreas próximas. Essa região do Centro-Oeste estará localizada no centro de uma grande cúpula de calor, que se estenderá do Paraguai aos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Algumas áreas dessas regiões podem alcançar temperaturas tão extremas quanto 43°C a 45°C dentro dessa cúpula de calor. Além disso, temperaturas próximas ou acima de 40°C também são esperadas em muitas cidades do Norte, Goiás, Sudeste do Brasil e alguns estados do Nordeste, como o Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações meteorológicas também podem registrar temperaturas acima de 40°C no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas superiores a 40°C. O pico de calor em intensidade deve ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima semana.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui