Onda de calor fora do comum trará temperaturas entre 40°C e 45°C, podendo quebrar recordes
Nos próximos dias, grande parte do Brasil experimentará uma onda de calor excepcional, com temperaturas extremamente altas, possivelmente batendo recordes em alguns estados. A MetSul Meteorologia prevê que as temperaturas desta semana e da próxima irão superar significativamente as médias históricas de máximas de temperatura em todas as regiões do país, com um potencial alto de quebra de recordes para o mês de setembro e até recordes absolutos.
Uma massa de ar extremamente quente irá se espalhar pelo Brasil nos próximos dias. Já está fazendo muito calor no início desta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas na segunda metade da semana essa massa de ar se intensificará ainda mais, resultando em temperaturas excepcionalmente elevadas. Embora o calor intenso não seja incomum nessas áreas em setembro, esta situação representa um perigo elevado devido à severidade do calor esperado, exigindo atenção das autoridades.
Veja também: Crédito: Mamulengo Fuzuê/ Foto Davi Mello. Uma verdadeira viagem ao coração do Nordeste está prestes a começar no Distrito Federal. O Projeto DF Raízes do Sertão levará,… Os mineiros Vitória Miranda e Luiz Calixto, ambos de 17 anos, foram campeões no Aberto da Austrália de tênis em cadeira de rodas, com suas respectivas duplas na categoria júnior…. Em razão de eventos que serão promovidos neste sábado (25), as equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizarão intervenções em vias do DF. Haverá mudanças… Devido a eventos esportivos e culturais, o Detran-DF fará intervenções no Parque da Cidade e no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES) Jaqueline Costa (Brasília, 23/1/2025) – Em razão… O SBT segue promovendo demissões como parte de uma reestruturação que teve início com a oficialização de Daniela Beyruti na presidência. Daniela Beyruti tem promovido demissões (Imagem: Divulgação / SBT)… Os cidadãos do Distrito Federal (DF) que utilizam os serviços do Na Hora vão ter acesso a livros enquanto esperam o atendimento. O projeto Estante Livre, uma parceria da Secretaria… Agehab lança ciclo de credenciamento para os 74 municípios que ainda não integram o programa estadual Casas a Custo Zero (Foto: Edgard Soares e Octacílio Queiroz) O Goiás Social abre… Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja aprovado um projeto de lei apresentado pelo senador Romário (PL-RJ). A proposta (PL 4.936/2024) altera a Lei 125, de… Com a presença da governadora em exercício Celina Leão, foram retomadas, nesta quinta (23), as reuniões mensais dos conselhos de segurança comunitários (Consegs) nas regiões administrativas que contam com esse… A Globo fará um sábado (25) com muito futebol. O público acompanhará desde cedo transmissões esportivas que prometem derrotar Record, SBT e Band na audiência. Globo exibirá vários jogos pelo…
O calor mais extremo deve atingir os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 40°C na maioria das cidades desses estados, podendo chegar a temperaturas máximas ainda mais extremas, especialmente na região do Pantanal e áreas próximas. Essa região do Centro-Oeste estará localizada no centro de uma grande cúpula de calor, que se estenderá do Paraguai aos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Algumas áreas dessas regiões podem alcançar temperaturas tão extremas quanto 43°C a 45°C dentro dessa cúpula de calor. Além disso, temperaturas próximas ou acima de 40°C também são esperadas em muitas cidades do Norte, Goiás, Sudeste do Brasil e alguns estados do Nordeste, como o Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações meteorológicas também podem registrar temperaturas acima de 40°C no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas superiores a 40°C. O pico de calor em intensidade deve ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima semana.
Veja também: