Brasil Enfrentará Onda de Calor Intenso com Risco à Vida

Onda de calor fora do comum trará temperaturas entre 40°C e 45°C, podendo quebrar recordes

Nos próximos dias, grande parte do Brasil experimentará uma onda de calor excepcional, com temperaturas extremamente altas, possivelmente batendo recordes em alguns estados. A MetSul Meteorologia prevê que as temperaturas desta semana e da próxima irão superar significativamente as médias históricas de máximas de temperatura em todas as regiões do país, com um potencial alto de quebra de recordes para o mês de setembro e até recordes absolutos.

Uma massa de ar extremamente quente irá se espalhar pelo Brasil nos próximos dias. Já está fazendo muito calor no início desta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas na segunda metade da semana essa massa de ar se intensificará ainda mais, resultando em temperaturas excepcionalmente elevadas. Embora o calor intenso não seja incomum nessas áreas em setembro, esta situação representa um perigo elevado devido à severidade do calor esperado, exigindo atenção das autoridades.

Veja também:

O Flamengo goleou o Sport por 5 a 1, na noite deste sábado (15) na Arena Pernambuco, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro conseguiu garantir a ponta…

O brasileiro Diogo Moreira conquistou, neste domingo (16), o título do Campeonato Mundial de Moto2, segunda categoria em escala de importância da MotoGP. Desta forma, o atleta da equipe Italtrans Racing…

O zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal (Inglaterra), foi cortado da seleção brasileira por causa de uma lesão muscular na coxa direita, anunciou neste domingo (16) a Confederação Brasileira de Futebol…

A maranhense Rayssa Leal brilhou muito na manhã deste domingo (16) e conquistou a etapa do Rio do STU Pro Tour, o circuito internacional de skate, na Praça do Ó,…

Município de Uruana se destaca na produção nacional de melancia, com colheita em ritmo avançado e referência para a fruticultura em Goiás (Foto: Wenderson Araújo/CNA) A produção de melancia em…

O Flamengo goleou o Sport por 5 a 1, na noite deste sábado (15) na Arena Pernambuco, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro conseguiu garantir a ponta…

O italiano Carlo Ancelotti elogiou a atuação da seleção brasileira na vitória de 2 a 0 sobre o Senegal, em partida amistosa disputada neste sábado (15) no Emirates Stadium, em…

Agropecuária foi destaque com alta expressiva de 15,1% (Fotos: SGG) O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás registrou crescimento de 4,8% em 2023, acima da média brasileira, que foi de 3,2%,…

Morreu neste sábado (15), no Rio, vítima de infarto, o médico pediatra Celso Barros, 73 anos, ex-presidente da Unimed Rio, e pré-candidato à presidência do Fluminense Futebol Clube, na eleição…

A seleção brasileira deu mais uma mostra de que está evoluindo na sua preparação para a Copa do Mundo de 2026 ao jogar bem e derrotar o Senegal pelo placar…


 

O calor mais extremo deve atingir os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 40°C na maioria das cidades desses estados, podendo chegar a temperaturas máximas ainda mais extremas, especialmente na região do Pantanal e áreas próximas. Essa região do Centro-Oeste estará localizada no centro de uma grande cúpula de calor, que se estenderá do Paraguai aos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Algumas áreas dessas regiões podem alcançar temperaturas tão extremas quanto 43°C a 45°C dentro dessa cúpula de calor. Além disso, temperaturas próximas ou acima de 40°C também são esperadas em muitas cidades do Norte, Goiás, Sudeste do Brasil e alguns estados do Nordeste, como o Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações meteorológicas também podem registrar temperaturas acima de 40°C no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas superiores a 40°C. O pico de calor em intensidade deve ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima semana.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui