Onda de calor: temperaturas devem passarde 40º e várias capitais

Reprodução/Inmet

Previsão meteorológica aponta continuidade do intenso calor, alertando para máximas acima de 35ºC em nove capitais do país.

A onda de calor sufocante que teve início na última quinta-feira (14) permanece ativa neste sábado (16), podendo elevar as temperaturas para além dos 35ºC em diversas localidades do Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quinze estados e o Distrito Federal permanecem em alerta laranja, indicando um quadro de perigo. Em cinco estados, a elevação do calor pode ser seguida por tempestades, enquanto em outros três, há alertas para tempestades intensas acompanhadas de raios e trovoadas.

A previsão destaca que o Mato Grosso poderá registrar as temperaturas mais elevadas. Em Cuiabá, a capital, os termômetros se aproximam dos 42ºC. Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS) estão previstos para atingir máximas de 38ºC.

Veja também:

Governo de Goiás realiza ações de contenção e erradicação do foco de gripe aviária em Santo Antônio da Barra (Fotos: Agrodefesa) A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) intensificou as…

 O catarinense Yago Dora, de 29 anos, assumiu a vice-liderança do circuito mundial de surfe neste sábado (14) ao conquistar o título da etapa de Treslles, no estado da Califórnia…

O boxe brasileiro viveu um sábado (14) repleto de pódios no Grand Prix da República Tcheca, etapa do circuito mundial, disputada na cidade Ústí nad Labem. O país arrematou 10…

A reformulada seleção brasileira se reinventou em quadra neste sábado (14) diante da invicta Ucrânia, após uma atuação inexpressiva nos dois primeiros sets, na terceira partida da Liga das Nações…

Um atentado a tiros chocou Minnesota na madrugada deste sábado (14). A deputada estadual Melissa Hortman e seu marido, Mark Hortman, foram mortos. O senador estadual John Hoffman e sua…

O Oriente Médio vive uma nova escalada após Israel atingir uma instalação nuclear iraniana. A resposta de Teerã veio rápido — e com um aviso claro: se Estados Unidos, França…

Primeira-dama Gracinha Caiado durante abertura do Goiás Social em Bela Vista (Fotos: Rômullo Carvalho) A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, abriu neste sábado (14/06) as atividades da…

Cartão do Aluguel Social oferece auxílio para moradia digna: programa já beneficiou mais de 75 mil famílias em 126 municípios goianos (Fotos: Edgard Soares e Octacílio Queiroz) O Goiás Social,…

Atendimentos do Ipasgo Clínicas (IClin) Saúde Mental passam a ser realizados na sede do Ipasgo Saúde, no Setor Pedro Ludovico (Fotos: Ipasgo Saúde) A partir desta segunda-feira (16/06), os atendimentos…

Na partida que abriu a 14ª rodada (a penúltima da primeira fase) da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, o Palmeiras derrotou o Fluminense por 4 a 2,…


 

As cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO) devem alcançar os 37ºC, enquanto em São Paulo, as máximas esperadas são de 35°C.

Antecipa-se um aumento da intensidade do calor durante a tarde deste sábado, alcançando o ápice no domingo (17). Em algumas localidades das regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste do país, os termômetros podem ultrapassar os 40°C, ficando aproximadamente 5°C acima da média para este período, previsto até domingo.

A expectativa é que no domingo haja um pico de calor durante a tarde na maior parte das regiões. A chegada de uma frente fria, combinada com a influência do vento quente e úmido do noroeste, pode provocar temporais na região Sul do Brasil. O Inmet sugere que na segunda-feira (18), a semana comece com temperaturas mais amenas, aumento da umidade e mudança dos ventos de sul a sudeste.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui