Onda de calor: temperaturas devem passarde 40º e várias capitais

Reprodução/Inmet

Previsão meteorológica aponta continuidade do intenso calor, alertando para máximas acima de 35ºC em nove capitais do país.

A onda de calor sufocante que teve início na última quinta-feira (14) permanece ativa neste sábado (16), podendo elevar as temperaturas para além dos 35ºC em diversas localidades do Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quinze estados e o Distrito Federal permanecem em alerta laranja, indicando um quadro de perigo. Em cinco estados, a elevação do calor pode ser seguida por tempestades, enquanto em outros três, há alertas para tempestades intensas acompanhadas de raios e trovoadas.

A previsão destaca que o Mato Grosso poderá registrar as temperaturas mais elevadas. Em Cuiabá, a capital, os termômetros se aproximam dos 42ºC. Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS) estão previstos para atingir máximas de 38ºC.

Veja também:


 

As cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO) devem alcançar os 37ºC, enquanto em São Paulo, as máximas esperadas são de 35°C.

Antecipa-se um aumento da intensidade do calor durante a tarde deste sábado, alcançando o ápice no domingo (17). Em algumas localidades das regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste do país, os termômetros podem ultrapassar os 40°C, ficando aproximadamente 5°C acima da média para este período, previsto até domingo.

A expectativa é que no domingo haja um pico de calor durante a tarde na maior parte das regiões. A chegada de uma frente fria, combinada com a influência do vento quente e úmido do noroeste, pode provocar temporais na região Sul do Brasil. O Inmet sugere que na segunda-feira (18), a semana comece com temperaturas mais amenas, aumento da umidade e mudança dos ventos de sul a sudeste.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui