Previsão de mudança no clima com a chegada da primavera no Distrito Federal
Nesta segunda-feira (25), o Distrito Federal experimentou chuvas pontuais em algumas áreas. A previsão para o final de semana aponta temperaturas que devem variar entre 30ºC e 32ºC. Com a chegada da primavera na capital, espera-se um aumento na nebulosidade ao longo da semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que as chuvas efetivas comecem a partir de quarta-feira (27), o que poderá reduzir a temperatura máxima para 32ºC até o final de semana.
A temperatura máxima atingiu a marca de 34,8ºC na capital nesta segunda-feira (25), estabelecendo um novo recorde de calor no ano. Para terça-feira (26), a previsão é de uma temperatura máxima de 36ºC.
O meteorologista Cleber Souza explica que a partir de quarta-feira, a região central, que estava enfrentando um período de seca, verá um aumento na nebulosidade e umidade. “Há uma tendência de chuva em Brasília ao longo desta semana”, afirma. Ele acrescenta que, embora tenha havido chuvas leves em Brazlândia e Santa Luzia na última segunda-feira (25) devido ao aquecimento, a expectativa é que, a partir de quarta-feira, haja um volume de chuva mais substancial que se estenda até o final de semana.
Veja também: O Brasil soma 4,5 milhões de empreendedores da chamada Economia Prateada, que reúne os maiores de 60 anos. O número cresceu 58,6% na última década, de acordo com o Sebrae Nacional…. Governadora em exercício criticou duramente o filho do ex-presidente, sugeriu machismo e disse que ele precisa se reconciliar com a madrasta. Declarações foram feitas em entrevista ao canal Amado Mundo… Iluminação precária na passarela em frente à Octogonal aumenta sensação de insegurança. Moradora relata assalto no local e diz que precisa se apressar todos os dias. Além de esperar ônibus… Estrutura comandada por Celina Leão (PP) ultrapassava R$ 2,2 milhões em folha mensal. Relatos apontam nomeações sem expediente claro e baixo aproveitamento. A vice-governadoria do Distrito Federal, atualmente sob comando… O nadador mineiro Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, concorre ao Prêmio Laureus de Melhor Atleta com Deficiência nesta segunda-feira (20). O prêmio será anunciado no Palácio de Cibeles, em Madri, na Espanha. O vencedor será… O título da chave masculina do Roland Garros Junior Series de 2026 ficou com o mato-grossense Leonardo Storck. Na decisão, na tarde desse domingo (19), ele surpreendeu o colombiano Juan… O PSD e o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PSD), marcaram os 66 anos de Brasília com o mote “O PSD abraça Arruda & Brasília de… Pré-candidato a deputado distrital pelo Avante, Rogério Ulysses, constrói base no eixo leste do DF. Parceria com José Roberto Arruda (PSD) é apresentada como combinação de gestão e proximidade com… Ex-senador se destaca historicamente como o parlamentar que mais viabilizou investimentos para o Distrito Federal e o Entorno, com mais de R$ 6 bilhões via PAC 2. Historicamente, o ex-senador… A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (17) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. O valor mínimo corresponde…
A chegada das chuvas deve trazer alívio para a onda de calor que atingiu o Distrito Federal nos últimos cinco dias, pois o aumento da nebulosidade resultará em temperaturas mais amenas. “Pelo menos é um alívio”, comenta Cleber Souza. A previsão para o final de semana é que as temperaturas se mantenham entre 30ºC e 32 ºC.
O aumento da umidade será uma consequência desse cenário, o que favorecerá a diminuição das temperaturas nos próximos dias. Nesta segunda-feira (25), a umidade se manteve em torno de 20%, com a previsão de que permaneça nessa faixa até quarta-feira, quando se espera um aumento significativo.
O Distrito Federal tem enfrentado um período de calor intenso, com altas temperaturas nas últimas semanas de setembro. O recorde de temperatura foi registrado em 36,7ºC no Gama no último domingo (24), a maior temperatura até o momento. No sábado (23), a marca foi de 35,7ºC no DF. Nesta segunda-feira, Brasília atingiu a temperatura mais alta do ano, com 34,8 ºC. A região que registrou a maior temperatura nesta última segunda-feira foi Planaltina, atingindo 36ºC.







