Previsão de mudança no clima com a chegada da primavera no Distrito Federal
Nesta segunda-feira (25), o Distrito Federal experimentou chuvas pontuais em algumas áreas. A previsão para o final de semana aponta temperaturas que devem variar entre 30ºC e 32ºC. Com a chegada da primavera na capital, espera-se um aumento na nebulosidade ao longo da semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que as chuvas efetivas comecem a partir de quarta-feira (27), o que poderá reduzir a temperatura máxima para 32ºC até o final de semana.
A temperatura máxima atingiu a marca de 34,8ºC na capital nesta segunda-feira (25), estabelecendo um novo recorde de calor no ano. Para terça-feira (26), a previsão é de uma temperatura máxima de 36ºC.
O meteorologista Cleber Souza explica que a partir de quarta-feira, a região central, que estava enfrentando um período de seca, verá um aumento na nebulosidade e umidade. “Há uma tendência de chuva em Brasília ao longo desta semana”, afirma. Ele acrescenta que, embora tenha havido chuvas leves em Brazlândia e Santa Luzia na última segunda-feira (25) devido ao aquecimento, a expectativa é que, a partir de quarta-feira, haja um volume de chuva mais substancial que se estenda até o final de semana.
Veja também: Com transferência para novo prédio, nova sede do Hugo terá 531 leitos, entre UTIs, apartamentos, enfermaria, observação e estabilização. Das acomodações clínicas e cirúrgicas, 50% serão apartamentos individuais (Fotos: Júnior… A Polícia Civil do Ceará (PCCE) indiciou João Munhoz Neto, de 34 anos, por violência psicológica contra a namorada, a estudante Isabelle Caracristi, de 22 anos, e por fraude processual contra as investigações… O brasileiro Hugo Calderano busca nesta quinta-feira (8) a terceira vitória seguida no China Smash 2026, em Pequim, um dos principais torneios de tênis de mesa do circuito mundial. Além de reunir… Aumentar os investimentos em saúde de forma direcionada pode prevenir 739 mil mortes prematuras no Brasil, além de incrementar o Produto Interno Bruto em mais de R$1 trilhão, até 2050…. Iniciativas mobilizam a rede estadual com aulões, revisão de conteúdos e premiações de até R$ 10 mil (Foto: Seduc) A pouco mais de um mês do Exame Nacional do Ensino… Obras de recuperação asfáltica executadas pelo programa Goiás em Movimento Municípios estão em andamento em 20 municípios goianos e podem provocar alterações temporárias no trânsito (Fotos: Goinfra) Obras de recuperação… Novos critérios para doação de sangue reduzem prazos de inaptidão e ampliam possibilidades para quem pode doar (Fotos: Iron Braz) A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) informa que… Programa de formação GovTech Hub Goiás abre até 500 vagas para startups e empresas desenvolverem soluções para setor público (Foto: Secti-GO) O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de… Carros, caminhonetes e micro-ônibus estão entre os veículos disponíveis para leilão que será realizado pelo Governo de Goiás no dia 20 de outubro (Fotos: Sead-GO) O Governo de Goiás, por… Secult leva Cine Leitura do Bem a cinco municípios goianos, de 06 a 10 de outubro (Fotos : Michely Matos) O Cine Leitura do Bem, projeto da Secretaria de Estado…
A chegada das chuvas deve trazer alívio para a onda de calor que atingiu o Distrito Federal nos últimos cinco dias, pois o aumento da nebulosidade resultará em temperaturas mais amenas. “Pelo menos é um alívio”, comenta Cleber Souza. A previsão para o final de semana é que as temperaturas se mantenham entre 30ºC e 32 ºC.
O aumento da umidade será uma consequência desse cenário, o que favorecerá a diminuição das temperaturas nos próximos dias. Nesta segunda-feira (25), a umidade se manteve em torno de 20%, com a previsão de que permaneça nessa faixa até quarta-feira, quando se espera um aumento significativo.
O Distrito Federal tem enfrentado um período de calor intenso, com altas temperaturas nas últimas semanas de setembro. O recorde de temperatura foi registrado em 36,7ºC no Gama no último domingo (24), a maior temperatura até o momento. No sábado (23), a marca foi de 35,7ºC no DF. Nesta segunda-feira, Brasília atingiu a temperatura mais alta do ano, com 34,8 ºC. A região que registrou a maior temperatura nesta última segunda-feira foi Planaltina, atingindo 36ºC.






