Olaf Scholz deve se encontrar nesta segunda-feira (14) com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy.
Por Hélio Rosa*
O alerta foi dado por Scholz neste domingo (13). O alemão alertou que em caso de invasão russa à Ucrânia as reações serão duras. Na sequencia o alemão se encontra na terça-feira com Vladmir Putin.
“Um acordo militar contra a Ucrânia que coloque em risco sua integridade territorial e soberania resultará em duras reações e sanções que preparamos cuidadosamente e que podemos colocar em vigor imediatamente, junto com nossos aliados na Europa e na Otan”, disse Scholz à repórteres.
Segundo fontes disseram à rede americana CNN, apesar do esforço pela negociação, Berlim não espera resultados concretos dos encontros.
“O chanceler deixará claro que qualquer ataque à Ucrânia terá consequências pesadas. E que não se deve subestimar a unidade entre a União Europeia, Estados Unidos e Grã-Bretanha”, disse a fonte do governo alemão à CNN.
Americanos em alerta
Os Estados Unidos voltaram a alertar que segunda informações de seu serviço de inteligência a Rússia poderia invadir a Ucrânia a qualquer momento.
Por outro lado o Kremilin nega e diz que as movimentações de tropas são uma resposta defensiva aos planos da OTAN de integrar o país do Leste Europeu ao seu grupo.
*Com Informações da CNN