Sabemos que o ciúme pode ter duas proporções em um relacionamento! Isto porque, ao mesmo tempo em que pode ser benéfico e saudável para uma relação, ele pode ser, extremamente, tóxico e maléfico para outra.
Isso acontece, pelo fato de que, geralmente, é uma pessoa que possui medo e insegurança. Diante disso, se esses sentimentos aumentam numa proporção doentia, consequentemente, ele também se tornará um ciumento excessivo.
No entanto, acontece que o ciúme excessivo não é bem-vindo para nenhum tipo de relacionamento. Seja em uma relação de amizade, no ambiente de trabalho, entre os membros da família ou, até mesmo, em uma relação com o mundo sugar.
Já que, quando decidimos ter um certo tipo de relacionamento com alguém, queremos que a relação seja baseada em confiança, honestidade, respeito e empatia.
Veja também:
Mas o que será que tem a ver o ciúme no borderline?
Hoje em dia, muitas pessoas que são ciumentas patológicas, estão acreditando que têm o Transtorno Borderline. No entanto, embora os sintomas sejam parecidos, isso não significa que realmente todos os ciumentos excessivos sofrem deste transtorno.
Acontece que todos nós temos os nossos momentos exclusivos. Sentir raiva, fúria, tristeza, insegurança, teimosia, impulsividade, apego afetivo, ciúmes, desespero, medo da rejeição, insatisfação corporal e descontrole emocional, são comuns de qualquer ser humano.
No entanto, algumas pessoas possuem esses sentimentos de forma mais frequente, intensa e muito complexa, fazendo com que elas desenvolvam um padrão existencial que a dificulta em estar em ambientes sociais ou viver um relacionamento de forma saudável. E é assim que funciona o Transtorno Borderline.
Já o ciúme patológico, apesar de poder estar incluso em quem sofre do Transtorno Borderline, ele não é uma regra. Sendo caracterizado por um alto teor de medo e insegurança, que podem ser explicados por falhas na infância.
Diante disso, em ambas as situações, a melhor solução é a realização de terapia e um tratamento psicológico por profissionais habilitados.
Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa Comissão apresentou esboço de projeto de lei de gratuidade universal durante seminário nesta sexta-feira (25) A implementação de…
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Base do Distrito Federal, promoveu nos dias 22 e 23…
Em celebração ao Mês da Voz, comemorado em abril, a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu uma série de ações voltadas à promoção da saúde vocal. Realizadas em parceria com o…
Após a entrega da rota acessível da Esplanada dos Ministérios e da restauração das pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)…
Na semana em que Brasília celebrou 65 anos, a Secretaria de Educação do Distrito Federal comemora também a evolução e crescimento da rede pública de ensino junto com a cidade….
As síndromes hipertensivas da gravidez são a principal causa de mortalidade materna no Brasil e a segunda principal causa de mortalidade materna no mundo, com predominância das hemorragias no topo…
Avaliar o impacto das inovações tecnológicas na gestão educacional sem deixar de lado as conexões humanas foi o objetivo do Encontro de Gestores 2025, realizado na tarde desta quinta-feira (24)….
Larissa da Silva de Jesus, 21 anos, chegou ao Pôr do Sol nesta sexta-feira (25) com a filha Helena, de 2 meses, no colo e muitas dúvidas na cabeça. Mesmo…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. Publicada no Diário Oficial da…