Claudio Abrantes participa de homenagem e trata de novas melhorias para Planaltina

Primeiro homenageado com a comenda Centenário da Pedra Fundamental do DF, deputado fez entrega do certificado a líder comunitária e adianta luta por mais asfalto

O deputado distrital Claudio Abrantes (PSD) compartilhou, no último sábado (16/7), uma honraria com a qual foi agraciado em setembro de 2021. Ele entregou a comenda Centenário da Pedra Fundamental do DF, concedida pela Sociedade Cerratense, à líder comunitária Maria do Socorro Madeira. A cerimônia foi realizada na Associação Largo da Pedra Fundamental, aos pés do Morro do Centenário, em Planaltina. O deputado também tratou de novas melhorias para o local.

Conhecida como Maria Bonita do Cerrado, Socorro é doula, presidente da associação e comanda uma oficina de artesanato. No local também são feitos atendimentos em saúde, benzimentos e outras atividades.

Brasiliense, filha de nordestinos, Maria Bonita falou das dificuldades da região e das transformações de Brasília que vivenciou, inclusive políticas e sociais. “Que a gente saiba respeitar a liberdade de cada um, a posição política”, disse. Ela agradeceu as presenças de Claudio Abrantes e da deputada federal Érika Kokay, que também participou da entrega.

O deputado Claudio foi o primeiro homenageado com a comenda, em cerimônia realizada na própria Pedra Fundamental em setembro do ano passado. Em seu discurso deste sábado, ele falou do valor da Maria Bonita do Cerrado, da sua história e franqueza. “Sinto-me mais que honrado de participar dessa entrega, sinto-me novamente homenageado por passar a comenda às mãos da Maria”, disse.

Claudio Abrantes adiantou novos investimentos para o local. “Ao passo que se homenageia, melhorias são discutidas. Vamos ter nova reunião na Novacap para tratar de mais asfaltamentos, e a colocação de brita desde já”, disse. Há cerca de um mês, o acesso à Pedra Fundamental, na DF-128, teve seu asfalto inaugurado. A obra foi resultado da parceria de Claudio Abrantes junto ao Executivo e ao DER-DF.

O parlamentar também destacou a importância da Pedra Fundamental do Distrito Federal. “A gente trabalhar em volta da pedra é fundamental por uma questão estrutural e também pelo que ela representa, seu valor para nossa história e identidade. O primeiro monumento do Distrito Federal é a Pedra Fundamental e deve ser orgulho de todo brasileiro”, destacou.

Em sua fala, a deputada Érika Kokay abordou de forma poética a força e a presença da mulher na sociedade, em especial da Maria Bonita. “Doula, palhaça, forte por natureza. Temos nessa companheira, na Maria bonita do Cerrado, a graça, a sabedoria. Maria bonita mãe do próprio cerrado”, disse.

A cerimônia foi conduzida pela professora Iassana Rodrigues, e constou participações do professor Robson Eleutério, coordenador da Sociedade Cerratense, e do poeta Felipe Vitelli.

Deputado Distrital Claudio Abrantes (PSD)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui