CLDF aprova concessão de imóvel para sede da Fundação Athos Bulcão


Foto: Fundação Athos Bulcão

O projeto da nova sede é assinado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, parceiro de Athos Bulcão

Há mais de 30 anos, a Fundação Athos Bulcão (Fundathos) trabalha para preservar e divulgar o legado do artista plástico. A entidade nunca teve, contudo, uma sede própria. Nesta terça-feira (17/6), a Câmara Legislativa do Distrito Federal deu uma importante contribuição para viabilizar a construção da sede definitiva da Fundação: a Casa aprovou o projeto de lei nº 1.786/2025, que autoriza a concessão de um terreno de 1.225 metros quadrados para a Fundathos.

O imóvel público cedido está situado no Setor de Divulgação Cultural (SCS), perto do Clube do Choro; e a concessão terá validade de 35 anos, podendo ser prorrogada por igual período. Em contrapartida, caberá à Fundação arcar com as despesas de construção do prédio, licenças, tributos e demais autorizações legais. Segundo o texto aprovado, as obras destinadas à edificação deverão ser concluídas em até cinco anos, contados a partir da publicação da lei.

O projeto de lei foi aprovado em dois turnos e redação final e agora retorna ao Poder Executivo para sanção. A aprovação contou com o voto dos deputados da oposição, que suspenderam, temporariamente, a obstrução à votação de propostas do governo. Durante a deliberação em plenário, parlamentares da base e da oposição elogiaram o projeto, enaltecendo a importância da obra de Athos Bulcão bem como da fundação que leva o seu nome.

Fundathos

Atualmente, a entidade está instalada em um espaço alugado na 510 Sul. Além de zelar pelo acervo deixado pelo artista plástico e mestre ceramista, a Fundação realiza exposições, comercializa produtos com os motivos criados por Athos (a exemplo das formas dos azulejos da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 308 Sul), e desenvolve programas educativos.

O novo lar da instituição terá projeto arquitetônico assinado por João Filgueiras Lima (o Lelé), colaborador de longa data de Athos Bulcão. A proposta contempla um complexo cultural com teatro/auditório de 180 lugares, sala multiuso, museu, galeria, loja e café. O prédio terá cobertura ondulada, com uma grande claraboia ao centro, proporcionando iluminação natural.



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui