CLDF outorga Título de Cidadã Honorária de Brasília à sambista Dona Ivone Araújo


CLDF outorga Título de Cidadã Honorária de Brasília à sambista Dona Ivone Araújo

A Câmara Legislativa do Distrito Federal reúne-se na Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) para conceder o Título de Cidadã Honorária de Brasília, in memoriam, a Ivone de Araújo Eduardo, nesta quarta-feira (27/11), às 19h.  A solenidade em homenagem à Dona Ivone, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), pode ser acompanhada ao vivo na TV Câmara Distrital e no canal da CLDF no YouTube.

Nascida em 28 de agosto de 1932, na cidade do Rio de Janeiro, Dona Ivone chegou a Brasília em 19 de março de 1959, sendo a primeira moradora do Cruzeiro. Sua casa era um ponto de referência para os novos habitantes da região administrativa, que a procuravam não apenas pela hospitalidade, mas também por seus conhecimentos em enfermagem.

Como enfermeira, Dona Ivone trabalhou em diversas unidades de saúde da região e participou da inauguração do posto de saúde do Cruzeiro Velho, onde permaneceu até a sua aposentadoria. Dona Ivone também fundou a ala das baianas da Aruc, a primeira escola de samba de Brasília.

Segundo Vigilante, o evento reconhece tanto a dedicação da homenageada no trabalho como enfermeira, quanto sua coragem em romper barreiras e abrir caminho para a participação feminina no samba brasiliense. 

“Sempre à frente de seu tempo, Dona Ivone superou as barreiras do preconceito e foi uma das primeiras mulheres a desfilar na Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, sendo responsável pela ala das baianas em uma época em que as mulheres que participavam de escolas de samba eram mal vistas”, ressalta o parlamentar.



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui