CLDF presta homenagem aos profissionais de educação física


Para celebrar o dia do educador físico, comemorado em 1º de setembro, a Câmara Legislativa do DF realizou, nesta segunda-feira (9), uma sessão solene que rendeu moções de louvor a profissionais da área. A iniciativa é do deputado Martins Machado (Republicanos), que preside a Frente Parlamentar do Esporte.

Na cerimônia, o deputado frisou a relevância dos profissionais como agentes de transformação tanto do ponto de vista individual como social, uma vez que interferem diretamente na melhoria da saúde da população em geral. “Vocês [educadores físicos] são responsáveis por nos lembrar a importância de cuidar do nosso corpo, que é nosso patrimônio. Sem saúde não há vida plena. Vocês transformam vidas”, afirmou o distrital dirigindo-se aos agraciados.

O professor de educação física Thiago Carlos, que representou seus colegas de profissão, revelou que pesquisas recentes apontam o DF como a unidade da federação em que mais se pratica atividade física. Para ele, a atuação dos educadores tem impacto direto nessa tendência, que tem trazido benefícios diretos à saúde da população. “Por meio do exercício físico, contribuímos para prevenir e tratar mais de 97% dos males relacionados à saúde. A atividade física é para todos, não apenas para um grupo exclusivo. Nós, profissionais, trabalhamos não apenas a parte estética, mas a saúde, o bem-estar, a vitalidade e a disposição”, pontuou.
 

O secretário de esporte e lazer do DF, Renato Junqueira, destacou medidas que a pasta vem adotando alinhadas às práticas de bem-estar aos servidores públicos, como a construção de uma academia gratuita que atende a todos os servidores e terceirizados da administração do Plano Piloto e da Secretaria do Meio Ambiente. “Isso ajuda no desempenho e na qualidade de vida dos servidores”, explicou.

O Profissional

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) reconhece como profissionais os indivíduos que atuam sob as seguintes denominações: professor de educação física, técnico desportivo, treinador esportivo, preparador físico, personal trainer, técnico de esportes, treinador de esportes, preparador físico corporal, professor de educação corporal, orientador de exercícios corporais, monitor de atividades corporais, motricista e cinesiólogo.

O profissional formado na área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Entretanto, vale destacar que o licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino como, por exemplo, personal trainer.

 

A cerimônia desta segunda-feira (9) contou ainda com a participação do deputado Federal Julio Cesar (Republicanos), do conselheiro do Conselho Regional de Educação Física (Cref7), Patrick Aguiar, do diretor do Instituto Para do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Pela Cultura, Esporte e Educação (IDECACE) Wilson Cardoso e do reitor da Unimauá, Antônio Lima. O evento teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da CLDF.
 



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui