CLDF realiza seminário para combate à crise climática no DF


Nesta quinta (23), a partir das 14h, a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa, em parceria com a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), realiza o seminário “Diálogos periféricos: enfrentando riscos ambientais”. A iniciativa do deputado Max Maciel (Psol) pretende debater estratégias de combate às crises climática e ecológica nas comunidades do Distrito Federal.

O encontro será mediado por especialistas nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente e prevenção de riscos climáticos da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades, com apoio da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do ABC. A participação é gratuita, com emissão de certificado. O formulário de inscrições do evento ainda está disponível.

A urgência de conter impactos climáticos têm se acentuado no Brasil após os recentes eventos extremos que devastaram o Rio Grande do Sul. Segundo Max Maciel, o seminário é uma oportunidade de articular medidas eficazes para enfrentamento dos desafios ambientais que afetam as regiões periféricas não somente no DF, mas em todo país.

 

 

“Hoje, o DF tem 22 áreas de risco mapeadas, segundo o Serviço Geológico do Brasil. Esses locais são periferias”, afirma Maciel. “Precisamos planejar as cidades e políticas públicas de forma sustentável, respeitando nossas nascentes, nosso cerrado, mas, principalmente, garantindo segurança e qualidade de vida para a população. Que todos possam morar bem e em segurança”, salienta. 

 

Mesas

 

Intitulada “Risco nas periferias: melhores práticas para mitigação e prevenção”, a Mesa 1 recebe Liza Maria Souza de Andrade, pesquisadora do programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e Luciana Travassos, do programa de pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC. Marcos Vinicius Botelho, diretor da Onda Solidária e graduando em Direito na UnB, modera o painel.

Mediada por Íris Leonhardt Pavan, mestre em Democracia e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB), a Mesa 2 aborda o tema “Melhores práticas, de governos e sociedade civil para redução das vulnerabilidades a riscos e desastres nas periferias”. O painel conta com a participação de Taciana Neto Leme, representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), e Rodolfo Baêsso Moura, diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco (DPR) da SNP.

Com informações da assessoria de comunicação do deputado Max Maciel (Psol)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui