Um relatório de inteligência elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) revelou movimentações financeiras suspeitas relacionadas à deputada Carla Zambelli (PL-SP).
O documento, obtido com exclusividade pela CNN, faz parte do material entregue à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, que está investigando os eventos ocorridos em 8 de janeiro. O relatório indica suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo transações financeiras realizadas entre fevereiro de 2017 e julho de 2019. De acordo com o Coaf, a parlamentar utilizou sua conta pessoal para receber doações no valor de R$ 197,8 mil destinadas à Associação Movimento nas Ruas, da qual ela foi fundadora e dirigente. É importante notar que Carla Zambelli tornou-se deputada federal em fevereiro de 2019.
O relatório do Coaf aponta: “Carla Zambelli Salgado, atualmente deputada federal por São Paulo, utilizou sua conta pessoal no PayPal para receber doações em nome da Associação Movimento nas Ruas. Carla é fundadora da Associação. Dado que a conta PayPal é destinada à movimentação de recursos pessoais, conclui-se que as doações recebidas na conta PayPal da senhora Carla caracterizam-se como movimentação de recursos de terceiros, o que pode indicar suspeita de lavagem de dinheiro.”
Este documento servirá como base para as investigações em curso. Os pedidos de quebra de sigilo telefônico, telemático e financeiro da parlamentar foram apresentados pela relatora da comissão, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Veja também: Aos 105 anos, o repentista Arnaldo Júlio Barbosa recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai conceder o título de Cidadão Honorário de… Bruno Gagliasso chamou a atenção no Twitter ao compartilhar um desabafo de uma mulher. Bruno Gagliasso repostou vídeo com tom de indireta (Imagem: Reprodução / Instagram) O ator, que apenas… Nesta quinta-feira (7), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª DP, com o apoio operacional das Polícias Civis de Minas Gerais (PCMG), São Paulo (PCSP) e… Source link Operação Cartada Final: PCDF deflagra operação e desarticula Gangue do Rolex A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou, nesta… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do trabalho investigativo da equipe da 15ª DP, recuperou, na manhã de hoje (7), um videogame, da marca PlayStation 5, que… Expectativa é que mais de 2.000 crianças sejam envolvidas nas atividades do projeto (Foto: Iron Braz) O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realiza até a próxima sexta-feira… Vai lá, fala isso agora Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por TABI 🐉 (@tabi.lift) Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada… Na última terça-feira (5), uma aula magna sobre governança de serviços reuniu representantes e servidores de diversos órgãos do Distrito Federal. O evento teve como objetivo evidenciar a relevância da… A Globo foi surpreendida pelo pedido de dispensa do ex-jogador Dodô. O comentarista de futebol aceitou o convite da Record para compor a equipe de transmissão do Brasileirão 2025 e…
O assunto ganhou destaque após o hacker Walter Delgatti afirmar, em depoimento à CPMI, que recebeu dinheiro da deputada para acessar sistemas do Poder Judiciário. Delgatti também alegou que Zambelli intermediou um encontro entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio da Alvorada para discutir questões relacionadas às urnas eletrônicas.
A CNN buscou o posicionamento da deputada Carla Zambelli, mas até o momento da publicação desta reportagem, não houve manifestação por parte dela sobre o assunto.
Veja também: